Publicação: Um estudo sobre a inserção dos surdos na pós-graduação e o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa como LE para surdos
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Data
Orientador
Marques, Sandra Mari Kaneko 

Coorientador
Pós-graduação
Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR 33004030009P4
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A educação de surdos tem sido um assunto cada vez mais debatido no Brasil. A ascensão
desse tópico levou à conquista de direitos como o reconhecimento da Libras como língua
(BRASIL, 2002) e o direito à educação bilíngue Libras-português (QUADROS, 1997;
SKLIAR, 1998; BRASIL, 2021). Como consequência, o número de surdos matriculados em
cursos de graduação e pós-graduação também tem crescido exponencialmente (MEC, 2020).
Paralelo a isso, a língua inglesa adquiriu o status de língua internacional, o que faz que
pós-graduandos ouvintes e surdos precisem fazer uso da língua na pós-graduação (JENKINS,
2014; BERENT; CLYMER, 2007). Entretanto, ainda são escassos, no Brasil, os estudos que
investigam o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa para surdos (BASTOS;
HÜBNER, 2020). Ao contrário do que acontece em alguns países da Europa, como a
Noruega, por exemplo (PRITCHARD, 2016), o Brasil não apresenta, em seus documentos
oficiais, diretrizes que orientem o ensino de inglês para surdos, o que contribui para que esses
alunos fiquem em desvantagem em relação aos estudantes ouvintes. Isso posto, temos como
objetivo geral investigar quais são as principais dificuldades que alunos surdos matriculados
no Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa de uma universidade
pública apresentam durante o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, enquanto
nosso objetivo específico é investigar o tipo de suporte dado institucionalmente para esse
público-alvo. Para atingir nossos objetivos, optamos por coletar dados por meio de
instrumentos como questionários, entrevistas com os pós-graduandos surdos e com
professoras do programa e documentos federais e da Unesp. Portanto, esta é uma pesquisa de
campo com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. A partir dos dados obtidos,
observamos que nenhum surdo participante da pesquisa tem proficiência em língua inglesa,
mas que todos desejam aprender, o que é um indicativo de que é interessante que programas
de pós-graduação invistam em ações que promovam o ensino dessa língua estrangeira a esse
público. No que tange ao respaldo institucional, nota-se que a universidade está empenhada
em se tornar mais acessível, mas que ainda não colocou em prática todas as ações previstas
em seus documentos, como a formação continuada dos docentes e o apoio pedagógico aos
alunos surdos.
Resumo (inglês)
Deaf education has been an increasingly debated issue in Brazil. The growing awareness of
this issue has led to the achievement of legislative changes such as the recognition of Libras
(Brazilian Sign Language) as a language in Brazil (Brasil, 2002) and the right to
Libras-Portuguese bilingual education (Quadros, 1997; Skliar, 1998; Brasil, 2021). As a
result, the number of deaf people enrolled in undergraduate and graduate courses has also
grown exponentially (MEC, 2020). At the same time, English has acquired the status of an
international language, making it necessary for hearing and deaf graduates in graduate
programs (Jenkins, 2014; Berent; Clymer, 2007). However, there are still few studies in Brazil
that investigate the teaching-learning process of the English language for the deaf (Bastos;
Hübner, 2020). Unlike some European countries such as Norway (Pritchard, 2016) Brazil
does not present in its official documents guidelines that outline the teaching of English to the
deaf, which creates an educational disadvantage compared to hearing students. Thus, our
general objective is to investigate the main difficulties that deaf students enrolled in the
Postgraduate Program in Linguistics and Portuguese at a public university have faced in the
teaching-learning process of the English language, while our specific objective is to examine
the type of support offered institutionally to this target audience. To achieve our aims, we
collected data through questionnaires, interviews and federal and institutional documents.
Therefore, this is a field research with a qualitative approach and applied nature. From the
data obtained, we observed that none of the deaf participants have proficiency in English.
Still, all of them wish to learn the language, an indication that it is within the interest of
graduate programs to invest in actions that promote the teaching of English as a foreign
language to this portion of the student body. With regard to institutional support, it is noticed
that the university is committed to becoming more accessible, but it has not yet put into
practice all the actions foreseen in its documents, such as the continuing education of
professors and pedagogical support for deaf students.
Descrição
Palavras-chave
Educação de surdos, Inglês como língua estrangeira, Ensino-aprendizagem de língua inglesa, Inclusão de surdos, Deaf Education, English as a foreign language, English language teaching and learning, Deaf Inclusion
Idioma
Português