Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os estudos de Avery, Macleod e Mccarty e a idéia do DNA como responsável pela hereditariedade: interpretações historiográficas e apontamentos para o ensino de biologia

dc.contributor.advisorCaluzi, João José [UNESP]
dc.contributor.advisorAraujo, Elaine Sandra Nicolini Nabuco de [UNESP]
dc.contributor.authorBatisteti, Caroline Belotto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:48Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:48Z
dc.date.issued2010-06-21
dc.description.abstractUm dos momentos históricos interessantes no estabelecimento da Biologia Molecular diz respeito às pesquisas realizadas por Avery, MacLeod e McCarty, que indicaram que a natureza química do princípio transformante bacteriano era o DNA. A nosso ver, esse episódio pode ser explorado do ponto de vista histórico, e assim fornecer elementos relevantes para o Ensino de Ciências. Em relação à perspectiva histórica, embora os estudos de Avery e colaboradores sejam atualmente considerados referência no estabelecimento de relações entre DNA e hereditariedade, há na literatura apontamentos sobre a provável não aceitação imediata desses pela comunidade científica da época (1944). Assim, o objetivo da presente pesquisa foi investigar, por meio da análise de fontes primárias, como artigos, documentos e correspondências que envolvem Avery e colaboradores, os motivos para a resistência inicial aos resultados de seus trabalhos. Dentre as razões levantadas, podemos mencionar dúvidas de cunho técnico, que indicavam a presença de proteínas nos preparados utilizados por Avery e colaboradores, a suposta timidez de Avery e a idéia de sua proposta ter sido cientificamente prematura. Outra razão, que aparentemente, abrange um maior número de aspectos envolvidos no processo de construção do conhecimento em questão, refere-se à hipótese de que a idéia do DNA como responsável pela hereditariedade encontrou dificuldades em ser aceita, pois, foi produzida e apresentada inicialmente fora da área de domínio da temática de interesse, no caso, a Genética. Acerca da utilização do episódio histórico em questão no Ensino, essa se justifica, pois possibilita a observação de diversos elementos que caracterizam e estão envolvidos na produção científica, como por exemplo: implicações metodológicas, subjetividade dos indivíduos, coletividade...pt
dc.description.abstractOne of the interesting historical moment on the establishment of Molecular Biology is related to Avery, MacLeod and McCarty’s research, which indicated that the chemical nature of the transforming principle in bacteria was DNA. In our view, this episode can be explored from a historical perspective, and thus provide relevant information to the Teaching of Science. Regarding the historical perspective, although Avery and his colleague’s studies are now considered landmark in the establishment of relations between DNA and heredity, in literature there are notes on the probable immediate rejection of this by the scientific community of that time (1944). The objective of this research was to investigate, through analysis of primary sources such as articles, documents and correspondence involving Avery and his colleagues, the reasons for the initial resistance to the results of their work. Among the reasons raised, we can mention technical-doubt, which indicated the presence of protein in the preparations used by Avery and his colleagues, the alleged Avery’s timidity and the idea of his proposal was scientifically premature. Another reason, which apparently includes a greater number of issues involved in building the knowledge in discussion, refers to the hypothesis that the idea of DNA as responsible for heredity found difficulties to be accepted, because it was produced and presented initially outside of Genetics field. As far as use of the referred historical episode in Education or in Teaching of Biology, this is justified because it enables the observation of several elements that characterize and are involved in scientific research, such as: methodological implications, the subjectivity of individuals, collective production of knowledge, social influences (hostility), the impact of the journal in which they release a specific publication, ... (Complete abstract, click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extentx, 104 f. : il. + anexo
dc.identifier.aleph000616673
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationBATISTETI, Caroline Belotto. Os estudos de Avery, Macleod e Mccarty e a idéia do DNA como responsável pela hereditariedade: interpretações historiográficas e apontamentos para o ensino de biologia. 2010. x, 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
dc.identifier.filebatisteti_cb_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes4471455206932709
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90888
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectBiologia molecularpt
dc.subjectHereditariedadept
dc.subjectDNApt
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt
dc.subjectPrincípios transformantept
dc.subjectHistory of molecular biologyen
dc.subjectTransforming principleen
dc.subjectHeredityen
dc.subjectTeaching of biologyen
dc.titleOs estudos de Avery, Macleod e Mccarty e a idéia do DNA como responsável pela hereditariedade: interpretações historiográficas e apontamentos para o ensino de biologiapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4471455206932709
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
batisteti_cb_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.68 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format