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Publicação:
Releitura e contrapontos a respeito do texto o gesto, a natureza e o lugar: um demônio nos circuitos, de Philippe Manoury

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Orientador

Rocha, Abel

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Música

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa as ideias de Philippe Manoury sobre a interação entre gesto, natureza e lugar na música contemporânea, especialmente no contexto da regência e da música eletroacústica. A pesquisa tem como objetivo enriquecer a compreensão sobre a relação entre tecnologia, arte e criatividade, apresentando uma crítica ao texto de Manoury abordado na disciplina obrigatória no curso de Bacharelado em Regência: História da Eletroacústica. Manoury questiona o papel do gesto do regente. Logo, esse trabalho contrapõe suas ideias, argumentando que os conceitos estão invertidos e que a tecnologia, particularmente a Inteligência Artificial, tem um papel crescente na composição musical. O desenvolvimento do trabalho inclui uma análise etimológica dos termos-chave "O Gesto, a Natureza e o Lugar", propondo uma reformulação para "Movimento, Além-Homem e Posição". A seção examina como o gesto do intérprete e a autonomia das máquinas impactam a percepção musical, discutindo, também, a ideia de simulação na arte e o papel da tecnologia na música. A conclusão sintetiza os principais achados, destacando que a abordagem de Manoury antecipa as transformações na interação entre humanos e máquinas na criação artística. Com isso, conclui-se que: na música contemporânea, a presença de composições eletroacústicas é diretamente influenciada pelo avanço tecnológico, refletindo a necessidade de adaptar a visão no que concerne ao papel dos compositores e das máquinas na criação musical; a figura do regente, com suas concepções e com seus gestos, decifra os enigmas antes posto pelo autor, e comunica com sua ação verbal e não verbal aos músicos e aos ouvintes os tais “efeitos sonoros” também abordados por Manoury.

Resumo (inglês)

This Final Paper analyzes Philippe Manoury's ideas about the interaction between gesture, nature and place in contemporary music, especially in the context of conducting and electroacoustic music. The research seeks to enrich the understanding of the relationship between technology, art and creativity, presenting a critique of Manoury's text addressed in the discipline of Bachelor of Conducting. Manoury questions the role of the conductor's gesture. Therefore, this work counterposes his ideas, arguing that the concepts are inverted and that technology, particularly Artificial Intelligence, has a growing role in musical composition. The development of the work includes an etymological analysis of the key terms "The Gesture, the Nature and the Place", proposing a reformulation for "Movement, Beyond-Man and Position". The section examines how the performer's gesture and the autonomy of machines impact musical perception, also discussing the idea of simulation in art and the role of technology in music. The research concludes that: in contemporary music, the presence of electroacoustic compositions is directly influenced by technological advances, reflecting the need to adapt the vision regarding the role of composers and machines in musical creation; the figure of the conductor, with his conceptions and gestures, deciphers the enigmas previously posed by the author, and communicates with his verbal and non-verbal action to the musicians and listeners the so-called "sound effects" also addressed by Manoury

Descrição

Palavras-chave

Música por computador, Música e Tecnologia, Regência (Música), Composição (Música), Manoury, Philippe

Idioma

Português

Como citar

BIRAL, Fernando. Releitura e contrapontos a respeito do texto o gesto, a natureza e o lugar: um demônio nos circuitos, de Philippe Manoury. 2024. 25 f. Orientador: Prof. Dr. Abel Rocha. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2024.

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