Repository logo
 

Publication:
Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica

Loading...
Thumbnail Image

Date

Advisor

Coadvisor

Graduate program

Undergraduate course

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Type

Work presented at event

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Bondía (2002) propõe pensar a educação a partir do par experiência/sentido. Inspirada nessas ideias, neste texto traço considerações sobre formação continuada de professores para o ensino de arte, a partir do relato sobre o Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica desenvolvido em São Paulo, em 2011/2012 pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE), o qual sou líder. Esse Projeto foi criado com o objetivo de desenvolver, registrar, refletir e multiplicar uma proposta de educação continuada para professores da educação básica, com a linguagem da dança integrada as linguagens artísticas (teatro, música e visuais) com questionamentos acerca de que dança se ensina no espaço escolar. Ele foi dividido em três etapas: a primeira, em 2011, quando aconteceu a formação de orientadoras/formadoras; a segunda, no 1º sem. de 2012 na qual essas orientadoras formaram outros professores/cursistas; e a terceira, no 2º sem. de 2012, quando ocorreu o acompanhamento desses professores/cursistas, realizado por membros do GPDEE e pelas orientadoras/formadoras, no desenvolvimento de projetos de trabalho na escola. Com isto a equipe do GPDEE trabalhou com 50 profissionais que se tornaram multiplicadores destes saberes em dança viabilizando a aproximação da dança ao contexto escolar. Destaco a produção do DVD documentário Ações do Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica (2013) e duas pesquisas: O Professor Reflexivo em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil, tese de Carolina Romano (CAPES) que propõe matrizes curriculares para o ensino de dança na Educação Infantil; e A arte pelo todo, monografia de Roberto de Mello Junior (PROGRAD) que refletiu o (não) lugar da arte no Ensino Médio.

Description

Keywords

Formação continuada de professores, Dança, Educação básica

Language

Portuguese

Citation

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4082-4093

Related itens

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs