Publicação: Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica
dc.contributor.author | Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:36Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:36Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Bondía (2002) propõe pensar a educação a partir do par experiência/sentido. Inspirada nessas ideias, neste texto traço considerações sobre formação continuada de professores para o ensino de arte, a partir do relato sobre o Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica desenvolvido em São Paulo, em 2011/2012 pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE), o qual sou líder. Esse Projeto foi criado com o objetivo de desenvolver, registrar, refletir e multiplicar uma proposta de educação continuada para professores da educação básica, com a linguagem da dança integrada as linguagens artísticas (teatro, música e visuais) com questionamentos acerca de que dança se ensina no espaço escolar. Ele foi dividido em três etapas: a primeira, em 2011, quando aconteceu a formação de orientadoras/formadoras; a segunda, no 1º sem. de 2012 na qual essas orientadoras formaram outros professores/cursistas; e a terceira, no 2º sem. de 2012, quando ocorreu o acompanhamento desses professores/cursistas, realizado por membros do GPDEE e pelas orientadoras/formadoras, no desenvolvimento de projetos de trabalho na escola. Com isto a equipe do GPDEE trabalhou com 50 profissionais que se tornaram multiplicadores destes saberes em dança viabilizando a aproximação da dança ao contexto escolar. Destaco a produção do DVD documentário Ações do Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica (2013) e duas pesquisas: O Professor Reflexivo em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil, tese de Carolina Romano (CAPES) que propõe matrizes curriculares para o ensino de dança na Educação Infantil; e A arte pelo todo, monografia de Roberto de Mello Junior (PROGRAD) que refletiu o (não) lugar da arte no Ensino Médio. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.format.extent | 4082-4093 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4082-4093 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-4082-4093.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 3508130169268695 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141581 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt |
dc.subject | Dança | pt |
dc.subject | Educação básica | pt |
dc.title | Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3508130169268695 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.department | Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação - IA | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-4082-4093.pdf
- Tamanho:
- 550.66 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format