Publicação: O ensino de Geografia na plataforma YouTube: vídeos relacionados aos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Maia, Diego Corrêa 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Geografia - IGCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A contemporaneidade é expressivamente marcada pelo avanço das tecnologias digitais da informação e comunicação, que atravessam as práticas de ensino-aprendizagem do cotidiano de professores e alunos, principalmente durante o período do ensino remoto emergencial, devido ao contexto de crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19. O Youtube é uma plataforma de armazenamento de vídeos que podem ser produzidos e assistidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar e apresenta um terreno fértil para o exercício da educação, já que tem se tornado um centro de difusão de conteúdos curriculares. Nessa perspectiva, através da abordagem qualitativa exploratória e do método etnografia virtual, o presente trabalho buscou compreender a produção de conteúdos audiovisuais direcionados ao ensino de Geografia disponíveis na plataforma de vídeos, com ênfase para o 5o ano do ensino fundamental, entendendo que este ano escolar se constitui como um período de transição da primeira para a segunda etapa do ensino fundamental, portanto, um período escolar que antecede a atuação do professor de geografia. Assim considera que é preciso reforçar o diálogo entre os professores da disciplina de geografia e os professores dos anos iniciais da educação básica, a fim de superar práticas que ainda não romperam com o ensino transmissivo e não abordam o ensino de geografia como uma ferramenta de leitura espacial para a formação da consciência cidadã.
Resumo (inglês)
Contemporaneity is significantly marked by the advancement of digital information and communication technologies, which cross the teaching-learning practices of the daily life of teachers and students, especially during the period of emergency remote teaching, due to the context of the health crisis caused by the COVID-19 pandemic. YouTube is a video storage platform that can be produced and watched by anyone, anywhere and presents fertile ground for the exercise of education, as it has become a center for the dissemination of curricular content. In this perspective, through the exploratory qualitative approach and the virtual ethnography method, the present work sought to understand the production of audiovisual content aimed at teaching Geography available on the video platform, with emphasis on the 5th year of elementary school, understanding that this school year constitutes a period of transition from the first to the second stage of elementary education, therefore, a school period that precedes the performance of the geography teacher. Thus, he considers that it is necessary to reinforce the dialogue between the teachers of the geography discipline and the teachers of the initial years of basic education, in order to overcome practices that have not yet broken with the transmissive teaching and do not approach the teaching of geography as a reading tool. space for the formation of citizen consciousness.
Descrição
Palavras-chave
Vídeo-aula, Ensino remoto emergencial, Ensino de Geografia, Video-class, Emergency remote teaching, Teaching geography
Idioma
Português