Publicação:
Análise das ações de internacionalização nos Programas de Pós-graduação das Instituições Estaduais Paulistas de Ensino Superior à luz de Pierre Bourdieu

dc.contributor.advisorSouza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
dc.contributor.authorZamuner, Larissa Dyovana de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-03-05T18:10:54Z
dc.date.available2025-03-05T18:10:54Z
dc.date.issued2025-02-18
dc.description.abstractA necessidade de aproximação entre os países advinda do processo de globalização favoreceu a criação de fontes de informação e comunicação integradas e, com isso, surgiu a necessidade de transformar o modelo educacional de ensino. A busca por um espaço especializado na aquisição do conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado de trabalho global se estabeleceu nas instituições de ensino superior a partir da internacionalização, processo este que proporciona aprendizagens internacionais com atividades de interconexão e desenvolvimento de práticas colaborativas e plurais. No entanto, esse processo também promove um ensino globalmente competitivo, causando uma disparidade entre essas instituições, perpetuando-se com foco em excelência de pesquisa e rankings institucionais. Segundo Bourdieu, há a formação de um espaço de luta concorrencial a partir de relações de força e monopólio, em que a ideia de superioridade de nações desenvolvidas em relação a nações emergentes é condicionada por um poder simbólico advindo do colonialismo, resultando em mais valor aquele que possui maior visibilidade perante o cenário internacional. O objetivo geral é refletir sobre como as ações da internacionalização dos Programas de Pós-graduação das Instituições Paulistas de Ensino Superior influenciam o perfil educacional à luz de Pierre Bourdieu, através da Análise Documental dos relatórios produzidos pela CAPES relacionados ao processo de internacionalização dos Programas de Pós-graduação dos anos de 2017 a 2022, associando-os aos parâmetros estabelecidos pelo Relatório e Recomendações do Grupo de Trabalho de Internacionalização da CAPES (2019). Além disso, realizou-se a análise dos currículos Lattes dos docentes do Programa de Pós-graduação em educação para a ciência, a fim de compreender como os docentes contribuem para o processo de internacionalização. Foi possível concluir que a gestão dos Programas de Pós-graduação atrelada à dificuldade de proporcionar os indicadores básicos para a internacionalização facilitam a conservação do poder simbólico.pt
dc.description.abstractThe need for countries to come closer together as a result of the globalization process has favored the creation of integrated sources of information and communication, and with this, the need to transform the educational model of teaching has arisen. The search for a space specialized in the acquisition of knowledge and the development of skills and competencies for the global job market has been established in higher education institutions through internationalization, a process that provides international learning with interconnection activities and the development of collaborative and plural practices. However, this process also promotes globally competitive teaching, causing a disparity between these institutions, perpetuating a focus on research excellence and institutional rankings. According to Bourdieu, a space of competitive struggle is formed based on relations of power and monopoly, in which the idea of superiority of developed nations in relation to emerging nations is conditioned by a symbolic power arising from colonialism, resulting in greater value to those with greater visibility on the international scene. The general objective is to reflect on how the actions of internationalization of the Postgraduate Programs of the São Paulo Higher Education Institutions influence the educational profile in the light of Pierre Bourdieu, through the Documentary Analysis of the reports produced by CAPES related to the internationalization process of the Postgraduate Programs from 2017 to 2022, associating them with the parameters established by the Report and Recommendations of the CAPES Internationalization Working Group (2019). Furthermore, the Lattes CVs of the professors of the Postgraduate Program in Science Education were analyzed in order to understand how the professors contribute to the internationalization process. It was possible to conclude that the management of the Postgraduate Programs linked to the difficulty of providing the basic indicators for internationalization facilitates the conservation of symbolic poweren
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCapes:001
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationZAMUNER, Larissa Dyovana de Oliveira. Análise das ações de internacionalização nos Programas de Pós-graduação das Instituições Estaduais Paulistas de Ensino Superior à luz de Pierre Bourdieu. Orientador: Aguinaldo Robinson de Souza. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/261646
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectAnálise Documentalpt
dc.subjectPoder Simbólicopt
dc.subjectAções de internacionalizaçãopt
dc.subjectDocument analysisen
dc.subjectSymbolic poweren
dc.subjectInternationalization actionsen
dc.titleAnálise das ações de internacionalização nos Programas de Pós-graduação das Instituições Estaduais Paulistas de Ensino Superior à luz de Pierre Bourdieupt
dc.title.alternativeAnalysis of internationalization actions in Postgraduate Programs of São Paulo State Higher Education Institutions in light of Pierre Bourdieuen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsinopt
unesp.researchAreaInformática na educação em ciências e matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
zamuner_ldo_me_bauru_int.pdf
Tamanho:
2.08 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
zamuner_ldo_me_bauru_par.pdf
Tamanho:
403.75 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: