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Publicação:
Ensino e formação em permacultura no Brasil: uma análise crítica a partir dos Cursos de Design em Permacultura (PDCs) e da Educação Ambiental

dc.contributor.advisorReis, Marília Freitas de Campos Tozoni [UNESP]
dc.contributor.authorFossaluza, André Santachiara
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-11-07T17:02:01Z
dc.date.available2019-11-07T17:02:01Z
dc.date.issued2019-09-09
dc.description.abstractA Permacultura, assim como a educação ambiental e outras ações em resposta ao aprofundamento das crises socioambientais inerentes ao modo capitalista de produção, é um movimento que tem se expandido e agido em prol de uma transformação da realidade. As ações de caráter educativo são essenciais para sua disseminação, entre as quais se destacam os Cursos de Design em Permacultura (PDCs). Como um movimento recente no Brasil, ela carece de estudos acadêmicos que abordem como seu ensino tem se dado. Assim, este trabalho buscou analisar o ensino de Permacultura no Brasil, com foco nos PDCs e em cursos de formação de educadores/as que atuam em ambos os cursos. Para tal, realizamos um mapeamento nacional desses cursos e dos/as educadores/as atuantes nos PDCs, coletando dados de ordem quantitativa e qualitativa. Tivemos como base teórico-metodológica o Materialismo Histórico-Dialético e entendemos este trabalho como uma Pesquisa-Ação Participativa. No mapeamento, encontramos 38 grupos que oferecem PDCs no Brasil, contando com a atuação de 210 educadores/as, além de 3 grupos que oferecem cursos de formação de educadores/as de PDC. Os dados indicam que, atualmente, a Permacultura se configura como um campo de disputa, com ações de caráter contraditório e heterogêneo quanto a seu ensino. Se, por um lado, apresenta bases teórico-metodológicas que buscam a superação do modo capitalista de produção, como a busca por metodologias de ensino ativas, participativas e horizontais, por outro não se configura como um movimento social coerente com suas próprias bases ao observarmos os ainda altos custos de inscrição nos PDCs, a menor participação das mulheres, a tímida participação de pessoas negras e indígenas, a inexistência de uma organização nacional representativa que discuta e elabore princípios desses cursos e o reconhecimento parcial da essencial formação na área de educação para a atuação enquanto educadores/as, para uma prática pedagógica de maior qualidade e coerente seus princípios éticos.pt
dc.description.abstractPermaculture, as well as environmental education and other actions originated from the aggravation of the socioenvironmental crisis inherent to the capitalist mode of production, is a movement that has evolved and proposed activities that contribute to transform our reality. Educational actions have been essential to its dissemination, of which the Permaculture Design Courses (PDCs) stand out. However, as a recent movement in Brazil, it lacks academic studies that approach its teaching. Thus, this research aimed to analyze Permaculture teaching in Brazil focusing on the PDC and on PDC teacher training courses. For such, we mapped Brazilian PDCs and identified educators who have taught in both courses, collecting quantitative and qualitative data. Dialectical and historical materialism was our theoretical and methodological framework and we understand this work as a Participatory Action Research. We found 38 groups that offer PDCs in Brazil and 210 educators who teach in these courses, besides 3 groups that organize teacher training courses. Our data suggest that Permaculture is a field of dispute, with contradictory and heterogeneous actions regarding its teaching. If, on the one hand, it has theoretical and methodological frameworks that seek to overcome the capitalist mode of production, such as active, participative and horizontal teaching methods, on the other hand it cannot be recognized as a coherent social movement to its own framework when we observe the high registration fees to join the PDCs, the lower participation of women, black and indigenous people, the nonexistence of a representative national organization to discuss and create principles to a pedagogical proposal of these courses – which would allow the autonomous construction of objectives and curricula that are appropriate to our reality – and the partial denial of the importance of one’s formation in the field of education when acting as a teacher, which impede an improvement of the educational practice and its coherence to Permaculture ethical principles.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 163751/2015-3
dc.identifier.aleph000926786
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/190999
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPermaculturapt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectProfessores formaçãopt
dc.subjectDesignpt
dc.subjectPDCpt
dc.subjectInternal communicationen
dc.subjectEngagementen
dc.subjectInternal publicen
dc.titleEnsino e formação em permacultura no Brasil: uma análise crítica a partir dos Cursos de Design em Permacultura (PDCs) e da Educação Ambientalpt
dc.title.alternativePermaculture teaching and education in Brazil: a critical analysis from the Permaculture Design Courses (PDCs) and Environmental Educationen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.researchAreaCiência, tecnologia, ambiente e desenvolvimento humanopt

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