Publicação: O processo histórico da dança e suas influências na construção do corpo perfeito dos bailarinos
dc.contributor.advisor | Alves, Flávio Soares [UNESP] | |
dc.contributor.author | Prado, Patricia Correa [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:57:14Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:57:14Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | A dança possui o corpo como objeto de trabalho, sendo assim, é sobre esse corpo que incide toda preparação, por meio da qual não só se viabiliza, como também se aprimora a expressão deste corpo que dança. O problema que aqui queremos chamar a atenção é que, em meio a esse processo de preparação engrena-se também uma série de tendências, condutas e preconceitos que contribuem para predilecionar uns corpos em detrimento de outros. Na prática do ballet clássico, por exemplo, na busca por um padrão de corpo longilíneo, magro e esbelto, é frequente encontrar bailarinos investindo em dietas rígidas associadas a treinamentos intensos e extenuantes, por meio dos quais preconizam a conquista do tal padrão de corpo exigido nesse estilo de dança. Tendo em vista esse contexto, o objetivo geral desse estudo foi investigar, em termos históricos, como foi construído o padrão de beleza na dança, e como tal padrão se reflete na prática da dança no âmbito da cultura, expressa nas aulas, nas audições, competições, amostras e festivais de dança. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica acerca deste tema, alinhada com as reflexões da pesquisadora, que tem um especial interesse pelo assunto, por ter vivenciado a prática da dança durante toda sua vida. Assim, entre diálogos com a bibliografia e reflexões advindas da experiência, foi traçado uma linha de raciocínio de como o contexto histórico contribuiu para a construção de um corpo magro e esbelto para a dança, e as consequências causadas pela imposição desse biotipo na vida dos bailarinos | pt |
dc.format.extent | 39 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009157810206341 | |
dc.identifier.citation | PRADO, Patricia Correa. O processo histórico da dança e suas influências na construção do corpo perfeito dos bailarinos. 2018. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-29/000915781.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203473 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Dança | pt |
dc.subject | Dança - História | pt |
dc.subject | Bailarinos | pt |
dc.subject | Imagem corporal | pt |
dc.subject | Linguagem corporal | pt |
dc.subject | Bale (Dança) | pt |
dc.title | O processo histórico da dança e suas influências na construção do corpo perfeito dos bailarinos | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Educação Física - IBRC | pt |
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