Publicação: Formação do sentido de número e as crenças de autoeficácia dos estudantes do segundo e terceiro ano do ensino fundamental: um estudo correlacional
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Data
Autores
Orientador
Prado, Paulo Sérgio Teixeira do 

Coorientador
Pós-graduação
Ensino e Processos Formativos - FCAV/FEIS/IBILCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo teve como objetivo analisar, na literatura, os conceitos de sentido de número e autoeficácia, bem como suas contribuições para a aprendizagem matemática. Para isso, investigou-se a relação entre o sentido de número e as crenças de autoeficácia matemática de estudantes do 2º e 3º anos do ensino fundamental, buscando compreender o impacto dessas variáveis no desempenho matemático. A metodologia envolveu a aplicação de instrumentos quantitativos, incluindo um questionário socioeconômico e uma escala de Likert para pais/responsáveis, além de um questionário de identificação e atitudes em relação à Matemática, uma escala de autoeficácia adaptada do TEMA-3 e o Test of Early Mathematics Ability - TEMA III para os alunos. Os dados foram analisados por meio de software estatístico e Excel. Os resultados indicaram que há uma relação significativa entre o desenvolvimento do sentido de número e a crença de autoeficácia, demonstrando que estudantes com maior sentido de número tendiam a apresentar maior autoeficácia e melhor desempenho matemático. Essas descobertas reforçam a importância de estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento do sentido de número e da confiança dos alunos em suas habilidades matemáticas.
Resumo (inglês)
The present study aimed to analyze, in the literature, the concepts of number sense and self-efficacy, as well as their contributions to mathematical learning. To this end, the relationship between number sense and mathematical self-efficacy beliefs of 2nd and 3rd grade elementary school students was investigated, seeking to understand the impact of these variables on mathematical performance. The methodology involved the application of quantitative instruments, including a socioeconomic questionnaire and a Likert scale for parents/guardians, in addition to a questionnaire on identification and attitudes towards Mathematics, a self-efficacy scale adapted from TEMA-3 and the Test of Early Mathematics Ability - TEMA III for students. The data were analyzed using statistical software and Excel. The results indicated that there is a significant relationship between the development of number sense and self-efficacy beliefs, demonstrating that students with greater number sense tended to present greater self-efficacy and better mathematical performance. These findings reinforce the importance of pedagogical strategies that promote the development of students' number sense and confidence in their mathematical abilities.
Descrição
Palavras-chave
Crença de Autoeficácia, Sentido de Número, Educação Matemática, Atitudes, Ensino Fundamental, Self - Efficacy Beliefs, Number Sense, Mathematics Education, Elementary School
Idioma
Português
Como citar
BETTI, Michele Mara Pires Ramos. Formação do sentido de número e as crenças de autoeficácia dos estudantes do segundo e terceiro ano do ensino fundamental: um estudo correlacional. 2025. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2025.