Logotipo do repositório
 

Publicação:
Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade

dc.contributor.authorNascimento, Matheus Monteiro
dc.contributor.authorAgostini, Gabriela [UNESP]
dc.contributor.authorMassi, Luciana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.date.accessioned2022-10-10T13:56:08Z
dc.date.available2022-10-10T13:56:08Z
dc.date.issued2022-05-09
dc.description.abstractScience and Mathematics Education (SME) is a new area and a hybrid space with many frontiers. Pierre Bourdieu's sociology of science studies disciplines as possible fields depending on their specific capital and autonomy. However, it did not investigate new or multidisciplinary fields such as SME. Thus, we aim to characterize the hierarchies of the CAPES Teaching Field through the construction of an indicator, adherence rate, which investigates the profile of the academic elite contemplated with the CNPq productivity research grants. We have identified an adherence rate of 53%, therefore, just over half of the 143 teaching grant holders were awarded research grants, concentrating specific capital of other fields such as Physics and Chemistry. The results indicate that Teaching, in general, and SME, in particular, does not have well-defined frontiers, pointing to a strong heteronomy and absence of specific capital or a field.en
dc.description.abstractO Ensino de Ciências e Matemática (ECM) é uma área nova e um espaço híbrido de diversas fronteiras. A sociologia da ciência de Bourdieu estuda as disciplinas como possíveis campos, em função de seu capital específico e sua autonomia. No entanto, o autor não investigou campos em formação ou multidisciplinares como o ECM. Assim, objetivamos caracterizar as hierarquias da área de Ensino da Capes, por meio da construção de um indicador, taxa de aderência, que investiga o perfil da elite acadêmica contemplada com bolsa de produtividade do CNPq. Identificamos uma taxa de aderência de 53%, indicando que pouco menos da metade dos 143 bolsistas do Ensino obteve a bolsa, detendo o capital específico de outros campos como Física e Química. Os resultados indicam que o Ensino, em geral, e o ECM, em particular, não possuem fronteiras bem delimitadas, apontando para uma forte heteronomia e para a ausência de capital específico ou de um campo.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Física
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220011
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320220011
dc.identifier.fileS1516-73132022000100210.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.scieloS1516-73132022000100210
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236901
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectScholarshipen
dc.subjectScientific productionen
dc.subjectEducational policyen
dc.subjectKnowledge areaen
dc.subjectFunding institutionen
dc.subjectBolsa de pesquisapt
dc.subjectProdução científicapt
dc.subjectPolítica educacionalpt
dc.subjectÁrea de conhecimentopt
dc.subjectÓrgão de fomentopt
dc.titleTestando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividadept
dc.title.alternativeTesting the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grantsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-8179-5391[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8909-4423[2]
unesp.author.orcid0000-0001-8761-3181[3]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132022000100210.pdf
Tamanho:
275.05 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções