Publicação: Passaporte cultural
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Serrano, Eliane Patricia Grandini 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Artes Visuais - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Com este trabalho temos como objetivo analisar e propor uma experiência desde a arte que busca ampliar o acesso à cultura em Lençóis Paulista/SP, por meio das artes visuais, para estudan- tes de escolas públicas, visando, construir um universo de possi- bilidades de troca e de despertar para a construção dos valores sociais e culturais. Por meio de levantamento dos equipamentos públicos e analisando as possibilidades de inserção de estudan- tes na cultura local, criou-se o “Passaporte Cultural”. Apoiado em Freire (1996), partimos da ideia de que o conhecimento também re- sulta da experencia e do vivido, a fim de compreender as práticas, por meio de percursos e mediações em equipamentos de cultura e arte para que o conhecimento possa ser apreendido com as in- terações. Trata-se de construir uma cartografia dos equipamentos, bem como levantar informações dos potenciais de uso por meio de fichas técnicas de cada equipamento, levantamento fotográfico, entrevistas com agentes culturais do poder público. O trabalho tem como base a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2012), em três pilares: conhecer a história, apreciar uma linguagem artísti- ca e por último, o próprio fazer artístico. Na composição da constru- ção do projeto, contamos com o apoio de profissionais atuantes em cada setor pesquisado, a fim de levantar informações relevantes para o desenvolvimento metodológico da ação educativa e estimu- lar a implantação, e o uso ativo do passaporte cultural que é nossa proposta central na elaboração de um trabalho com foco no acesso cultural pela relação entre arte e educação. O passaporte é nosso resultado final, não somente como um meio de articulação entre os equipamentos pedagógico-culturais, mas também como possibili- dades do fazer artístico-pedagógico que, por meio dele, poderá ser apreendido na relação com as escolas e os espaços de cultura como forma de proporcionar a arte na formação de estudantes-cidadãos.
Resumo (inglês)
With this work we carry out the objective of analyzing and proposing an experience from art through which we seek to ex- pand access to culture in Lençóis Paulista/SP, through visual arts, for public school students, looking, building a universe of exchan- ge possibilities and awakening for the construction of social and cultural values. From an exploratory study with surveys of public facilities and analysis of the possibilities of insertion of students in the local culture, the “Cultural Passport” was created. Supported by Freire (1996), we start from the idea that knowledge also results from experience and what has been lived, in order to understand the practices, through the itinerary and mediations in the cultural and art facilities to that knowledge is apprehended with interac- tions. It is about draw up a cartography of the equipment, as well as from the information of the potential uses through technical scripts of each one of the equipment, photographic survey and interviews with cultural agents of the local government. The work is based on the Triangular Approach of Ana Mae Barbosa (2012), on three pillars: Knowing the history, appreciating an artistic language and, finally, what is artistic itself. In the composition of the construction of the project, we have the support of professionals working in each sector investigated, in order to gather relevant information for the methodological development of educational action and stimulate the implementation and active use of the cultural passport, our cen- tral proposal. The passport is what results in the end, not only as a means of articulation between the pedagogical-cultural equipment, but also as possibilities of the artistic-pedagogical making of cul- ture as a way of providing art in the formation of citizen students.
Descrição
Palavras-chave
Arte, Cultura, Educação, Lençóis Paulista/SP, Patrimônio cultural, Abordagem triangular, Art, Culture, Cultural heritage, Triangular approach
Idioma
Português