Logotipo do repositório
 

Publicação:
Hiperatividade: o que acontece na sala de aula?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Zanata, Eliana Marques

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Hyperactivity has been frequently discussed, researched and monitored, but it is important to investigate the student, the interrelationships that exist in the classroom and everything that happens in that context, what are the difficulties, facilities and behaviors. The intention of this work contribute to the education, seeking answers to the questions about hyperactivity and what happens in the classroom, or that was the object of study: classroom and its dynamics. This is a field study aimed to analyze the educational aspects and inter-personal relationship student-student and studentteacher in an inclusive classroom where there is a student with hyperactivity properly diagnosed. It was proposed to draw a profile of the hyperactive student, since it constitutes a case study. The research subject was a student of 3rd year of elementary school to public school, clinically diagnosed as hyperactive and who is backed by family, school and doctor. For data collection was developed an observation protocol, completed daily. The student was observed for two months on alternate days and times, totaling 18 classes. Interviews were conducted with the teacher and the student's mother in order to profile the student participant. After compiling the data, we can find the answers of the questions that motivated this research, it is possible to identify the unpreparedness of teachers to deal with hyperactive students in the classroom, the spread of behaviors, considering many students as hyperactive, but no diagnosis; need to adapt the content, but properly and not just recreational; lack of dialogue between school and family

Resumo (português)

A hiperatividade vem sendo discutida com frequência, pesquisada e acompanhada, porém é importante investigar o aluno, as inter-relações que existem na sala de aula e tudo o que acontece nesse âmbito, quais as dificuldades, facilidades e comportamentos. Pretendeu-se com este trabalho contribuir para a área da educação, buscando respostas para os questionamentos sobre hiperatividade e o que acontece na sala de aula, ou seja, esse foi o objeto de estudo: a sala de aula e sua dinâmica. Trata-se de uma pesquisa de campo que teve como objetivo analisar os aspectos educacionais e de inter-relação pessoal aluno-aluno e professor-aluno em uma sala de aula de inclusiva em que haja um aluno com hiperatividade devidamente diagnosticado. Foi proposto traçar um perfiL do aluno hiperativo, uma vez que se constitui em um estudo de caso. O sujeito da pesquisa foi um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental de escola pública estadual, diagnosticado clinicamente como hiperativo e que conta com acompanhamento familiar, escolar e médico. Para coleta de dados foi elaborado um protocolo de observação, preenchido diariamente. O aluno foi observado durante dois meses, em dias e horários alternados, totalizando 18 aulas. Foram feitas entrevistas com a professora e a mãe do aluno com o intuito de traçar o perfil do aluno participante. Após a compilação dos dados, foi possível encontrar as respostas dos questionamentos que motivaram esta pesquisa, sendo possível identificar o despreparo dos professores em lidar com aluno hiperativo em sala de aula; a generalização de comportamentos, considerando vários alunos como hiperativo, porém sem diagnóstico; necessidade de adaptar o conteúdo, porém de forma adequada e não apenas recreativa; falta de diálogo entre escola e família

Descrição

Palavras-chave

Disturbio da falta de atenção com hiperatividade, Educação inclusiva, Hiperatividade, Hyperactivity, ADHD, Inclusion

Idioma

Português

Como citar

CABESTRÉ, Gabriely. Hiperatividade: o que acontece na sala de aula?. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação