Publicação: Corpos de couve flor e os seres que me habitam
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Data
Orientador
Leote, Rosangela da Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Artes Visuais
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Corpos, tempo, vida e morte são assuntos recorrentes neste trabalho. Ele é composto por um tempo que se constrói no movimento da vida e não há outra maneira de sintetizar este tempo senão vivendo esta vida. Desta forma, minhas primeiras palavras são sobre o encerramento de uma etapa, a finalização do curso de Artes Visuais que também representa a marca de um início. Este fim faz parte de um trajeto essencialmente pessoal (e que nunca se daria, absolutamente, apenas por mim mesma), de um caminho percorrido para que eu pudesse mirar a direção para o conhecimento de meus processos artísticos e reconhecer neles aquilo que pode me potencializar como ser humano. Num primeiro momento, abordei meu espaço familiar acompanhado de estudos sobre as artistas Louise Bourgeois, Judith Scott e Ana Mendieta, além de pensadoras que se debruçaram sobre o tema da mulher e do trabalho de manutenção na nossa sociedade. Posteriormente, busquei trazer argumentos de como a arte têxtil, assim como as demais manifestações artísticas, pode ser instrumento de transformação da sociedade. Num panorama histórico, abordei a presença dos trabalhos manuais em alguns povos da América Latina, França e Japão, a partir de exposições realizadas em instituições artísticas da cidade de São Paulo, Brasil. Na terceira parte do trabalho, os processos, propriamente ditos: uma sequência de corpos criados a partir de técnicas de bordado, desfiados, perfurações e monotipias; corpos que, ao longo do tempo, foram se fragmentando e perdendo seus contornos.
Resumo (inglês)
Bodies, time, life and death are recurring topics in this study. It is composed for a time that is built in the life movement and there is no way to summarize this time except living this life. Therefore, my first words are about closing a stage, the completion of the Visual Arts course, which also represents the mark of a beginning. This end is part of an essentially personal journey (and that would never happen just for myself), it is part of a journey taken so that I could direct myself towards knowledge of my artistic process and recognize in them what can enhance me as a human being.
At first, I explored my family environment and studies on artists Louise Bourgeois, Judith Scott and Ana Mendieta, as well as thinkers who focused on the topic of women and maintenance work in our society. Afterwards, I sought to bring arguments about how textile art, as well as other artistic forms, can be an instrument for changing the society. In a historical overview, I addressed the presence of manual labor in some peoples in Latin America, France and Japan, based on exhibitions held in artistic institutions in the São Paulo, Brazil. In the third part of the work, the processes themselves: a sequence of created bodies made with embroidery and engraving techniques that, over time, became fragmented and lost their borders.
Descrição
Palavras-chave
Artistas - Narrativas pessoais, Trabalho feminino, Trabalhos manuais, Feminismo e arte
Idioma
Português
Como citar
Pinho, Alessandra Paula Migliatti Vetorazzi Ferreira de. Corpos de couve flor e os seres que me habitam. Orientadora: Rosangela da Silva Leote. 2023. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Pauo, 2023.