Logo do repositório
 

A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos

dc.contributor.advisorMello, Márcia Cristina de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorCassemiro, Rodrigo Rosa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-09-19T17:26:20Z
dc.date.available2018-09-19T17:26:20Z
dc.date.issued2014-06-18
dc.description.abstractThe biggest challenge faced by teachers in the area is thinking about teaching practices that favor closer relationship between geographical concepts and social practices of students. Therefore, the objective of the research was to investigate the approach about the use of the model as a didactic resource on geography class, through the analysis, the proposal was to develop models that allow interactivity, in other words, that facilitate the student the manipulation of objects in a smaller scale, as an auxiliary element in teaching- learning process. Furthermore, it was also examined if this resource contributes to the learning of various geographical concepts of difficult assimilation, such as the organization of urban space, the relief shapes and cartographic orientation. The research was based primarily on a detailed study of the proposals made by Rosangela Doin de Almeida (2006 ), and partnership among Maria Elena Ramos Simielli, Gisele Girardi and Rosemeire Morone (2007). Thus, it seeks to establish new parameters of the model use, trying to insert either elements already used before or new ways of using this didactic resourceen
dc.description.abstractO grande desafio enfrentado pelos docentes da área é pensar em práticas pedagógicas que favoreçam a aproximação entre os conceitos geográficos e as práticas sociais dos alunos. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi investigar a abordagem sobre o uso da maquete como recurso didático na aula de Geografia, por meio da análise de estudos recentes da cartografia escolar, no campo acadêmico. Além desta análise, a proposta foi elaborar maquetes que permitam a interatividade, ou seja, que facilitam ao aluno a manipulação dos objetos em menor escala, como elemento auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Analisou-se, também, se tal recurso contribui para a aprendizagem de diversos conceitos geográficos de difícil assimilação, como, por exemplo a organização do espaço urbano, as formas do relevo e a orientação cartográfica. A pesquisa se fundamentou, primeiramente, em um estudo detalhado das propostas realizadas por Rosangela Doin de Almeida (2006), e na parceria entre Maria Elena Ramos Simielli, Giseli Girardi e Rosemeire Morone (2007). Diante disso, procura-se estabelecer novos parâmetros do uso da maquete, buscando inserir tanto elementos já utilizados anteriormente, quanto novas formas de utilização deste recurso didáticopt
dc.format.extent54 f.
dc.identifier.aleph000891911
dc.identifier.citationCASSEMIRO, Rodrigo Rosa. A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos. 2014. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891911.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156203
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMaquetespt
dc.subjectMaterial didáticopt
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.titleA Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficospt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, Ourinhospt
unesp.undergraduateGeografia - Ourinhospt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000891911.pdf
Tamanho:
2.32 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format