Publication: A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos
Loading...
Files
Date
Authors
Advisor
Mello, Márcia Cristina de Oliveira 

Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Geografia - Ourinhos
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (english)
The biggest challenge faced by teachers in the area is thinking about teaching practices that favor closer relationship between geographical concepts and social practices of students. Therefore, the objective of the research was to investigate the approach about the use of the model as a didactic resource on geography class, through the analysis, the proposal was to develop models that allow interactivity, in other words, that facilitate the student the manipulation of objects in a smaller scale, as an auxiliary element in teaching- learning process. Furthermore, it was also examined if this resource contributes to the learning of various geographical concepts of difficult assimilation, such as the organization of urban space, the relief shapes and cartographic orientation. The research was based primarily on a detailed study of the proposals made by Rosangela Doin de Almeida (2006 ), and partnership among Maria Elena Ramos Simielli, Gisele Girardi and Rosemeire Morone (2007). Thus, it seeks to establish new parameters of the model use, trying to insert either elements already used before or new ways of using this didactic resource
Abstract (portuguese)
O grande desafio enfrentado pelos docentes da área é pensar em práticas pedagógicas que favoreçam a aproximação entre os conceitos geográficos e as práticas sociais dos alunos. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi investigar a abordagem sobre o uso da maquete como recurso didático na aula de Geografia, por meio da análise de estudos recentes da cartografia escolar, no campo acadêmico. Além desta análise, a proposta foi elaborar maquetes que permitam a interatividade, ou seja, que facilitam ao aluno a manipulação dos objetos em menor escala, como elemento auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Analisou-se, também, se tal recurso contribui para a aprendizagem de diversos conceitos geográficos de difícil assimilação, como, por exemplo a organização do espaço urbano, as formas do relevo e a orientação cartográfica. A pesquisa se fundamentou, primeiramente, em um estudo detalhado das propostas realizadas por Rosangela Doin de Almeida (2006), e na parceria entre Maria Elena Ramos Simielli, Giseli Girardi e Rosemeire Morone (2007). Diante disso, procura-se estabelecer novos parâmetros do uso da maquete, buscando inserir tanto elementos já utilizados anteriormente, quanto novas formas de utilização deste recurso didático
Description
Keywords
Maquetes, Material didático, Geografia - Estudo e ensino
Language
Portuguese
Citation
CASSEMIRO, Rodrigo Rosa. A Maquete como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos geográficos. 2014. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.