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Publicação:
Aspectos das vertentes do fantástico e do realismo em obras de Guy de Maupassant

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Data

Orientador

Marchezan, Luiz Gonzaga

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Letras - FCLAR

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Pretende-se, com a apresentação deste trabalho, estudar não somente o escritor francês Guy de Maupassant no interior da vertente realista/naturalista, mas como explorador do veio do fantástico e como tais disposições literárias encontram-se trabalhadas em suas obras. As selecionadas para estudo são: o romance Bel- Ami de 1885 e os contos Bola de Sebo, publicado em 1880 e A Noite, publicado em 1887. Considera-se muito a vida literária de Maupassant, tanto como discípulo e correspondente de Gustave Flaubert (1821-1880), como grande amigo de Èmile Zola (1840- 1902), que o admirou. Por fim, como fundamentação teórica, utiliza-se de dois teóricos – Boris Tomachevski e Tezvetan Todorov –, com os quais se busca entender, prioritariamente, como ler Maupassant por meio dos conceitos de “interesse”, “motivação realista” e “estética”, propostos por Tomachevski e o Fantástico, pelas considerações de Tezvetan Todorov

Resumo (espanhol)

Se pretende, con la presentación de este trabajo estudiar no sólo el escritor francés Guy de Maupassant al interior de la vertiente realista/naturalista, sino como gran explorador de la forma fantástica, y como esas disposiciones literarias son trabajadas en sus obras. Las obras seleccionadas para el estudio son: la novela Bel-Ami de 1885, y los cuentos Bola de Sebo, publicado en 1880 y La Noche, publicada en 1887. Hay una gran consideración por la vida literaria de Maupassant, tanto como discípulo y correspondiente de Gustave Flaubert (1821-1880), cuanto como un gran amigo Èmile Zola (1840 - 1902), que lo admiraba. Por último, como base teórica, se utiliza dos teóricos – Tezvetan Todorov y Boris Tomachevski – , con los cuales se busca comprender a Maupassant por medio de los conceptos de “interés”, “motivación realista” y “motivación estética”, propuestos por Tomachevski y el Fantástico por las consideraciones de Tezvetan Todorov

Descrição

Palavras-chave

Maupassant, Guy de 1850-1893 Crítica e interpretação, Literatura francesa, Realismo, Naturalismo, O fantástico, French literature

Idioma

Português

Como citar

LONGO, Laís Boarini. Aspectos das vertentes do fantástico e do realismo em obras de Guy de Maupassant. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado -Letras) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.

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