Logotipo do repositório
 

Publicação:
A literatura no contexto da educação cientifica: uma análise do perfil dos estudos no Ensino Fundamental I

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Moraes, Tatiana Schneider Vieira de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho discute a compreensão do papel da literatura na Educação Científica, destacando sua importância como uma ferramenta essencial para o Ensino de Ciências da Natureza. A literatura desempenha a função de agente motivador, estimulando a curiosidade e proporcionando a contextualização de conceitos científicos, bem como contribui para a expansão da visão de mundo das crianças. A integração efetiva entre literatura e Educação Científica emerge como um elemento fundamental para uma formação sofisticada das crianças, fomentando uma compreensão interdisciplinar que não apenas fortalece o conhecimento científico, mas também enriquece a formação geral da criança. No escopo deste trabalho de conclusão de curso, buscou-se caracterizar o perfil dos estudos que exploram a relação entre literatura e Educação Científica no Ensino Fundamental I. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES). Os dados produzidos, provenientes dos estudos incluídos nesta investigação, foram tabulados com o intuito de discutir a interface da literatura e da Educação Científica. A análise dos dados foi efetivada em duas etapas contemplando a apresentação dos trabalhos em relação à referência completa, resumo, indicações de obras paradidáticas e distribuição dos estudos por triênios e regiões geográficas. Os estudos também foram alocados em três Eixos Temáticos de análise: 1) integração entre literatura e ciências; 2) inovação da prática educativa e 3) Professor como mediador. Por fim, foram mapeados os conhecimentos científicos trabalhados nas obras paradidáticas indicadas nos estudos, sendo possível evidenciar as seguintes temáticas: Astronomia e Exploração Espacial; Meio ambiente e Sustentabilidade; Invenções Científica; Metamorfose e Ciclo de vida; Água e Ciclo hidrológico; Narrativas educativas e Sociais; Contos infantis e Nutrição e Ciências, com destaque para as obras relativas ao meio Ambiente e Sustentabilidade. Ao final do trabalho foi apresentado um e-book com as indicações, intitulado de "Livros para explorar o mundo das Ciências com as crianças".

Resumo (inglês)

This paper discusses understanding the role of literature in science education, highlighting its importance as an essential tool for teaching natural sciences. Literature plays the role of a motivating agent, stimulating curiosity and providing context for scientific concepts, as well as contributing to the expansion of children's worldview. The effective integration of literature and Science Education emerges as a fundamental element for a sophisticated education for children, fostering an interdisciplinary understanding that not only strengthens scientific knowledge, but also enriches the child's general education. The aim of this final project was to characterize the profile of studies exploring the relationship between literature and science education in elementary school. To do this, a bibliographic search was carried out in the Catalog of Theses and Dissertations (CAPES). The data produced from the studies included in this investigation was tabulated in order to discuss the interface between literature and Science Education. The data was analyzed in two stages, including the presentation of the works in relation to the complete reference, abstract, indications of paradidactic works and distribution of the studies by triennium and geographical region. The studies were also allocated to three Thematic Axes of analysis: 1) integration between literature and science; 2) innovation in educational practice and 3) teacher as mediator. Finally, we mapped the scientific knowledge used in the paradidactic works indicated in the studies, and we were able to highlight the following themes: Astronomy and Space Exploration; Environment and Sustainability; Scientific Inventions; Metamorphosis and the Life Cycle; Water and the Hydrological Cycle; Educational and Social Narratives; Children's Tales and Nutrition and Science, with an emphasis on works relating to the Environment and Sustainability. At the end of the work, an e-book was presented with the recommendations, entitled “Books for exploring the world of science with children”.

Descrição

Palavras-chave

Educação científica, Literatura, Ensino Fundamental, Education, Science education, Literature, Elementary school

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação