Logotipo do repositório
 

Publicação:
Jovens Nem-Nem: perfis midiático-digitais na cidade de Bauru (SP)

dc.contributor.advisorGobbi, Maria Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorSousa, Juliano Ferreira de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-05-25T01:07:55Z
dc.date.available2020-05-25T01:07:55Z
dc.date.issued2020-03-25
dc.description.abstractA temática das diferenças geracionais é recorrente em estudos das mais diversas áreas do conhecimento. Essa categorização em gerações tem sido feita a partir de critérios históricos e econômicos, refletindo diretamente nos estudos comunicativos. Nota-se, portanto, que essas subdivisões geracionais estão intimamente ligadas ao consumo midiático e à forma de se lidar com os aparatos tecnológicos e com as práticas comunicativas originadas com eles. É importante destacar que, ao se estudar as mudanças geracionais, observa-se principalmente a juventude fixada em uma determinada época, já que os comportamentos e as culturas juvenis levam ao estabelecimento de novas práticas e à reconfiguração daquelas já existentes. É, também, recorrentemente atribuído à juventude a definição de padrões comportamentais e alterações na produção e consumo cultural. Ao longo das décadas, surgiram várias nomenclaturas geracionais, baseadas na realidade histórica estadunidense – como a Geração Baby-Boom, Geração X, Geração Y, Geração Z, entre outras – que raramente foram atualizadas observando-se a realidade latino-americana. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo investigar os padrões comunicativo-midiáticos de jovens pertencentes à chamada “Geração Nem-Nem” da cidade de Bauru (SP) que, definidos a partir de critérios utilizados pelo IBGE, é composta por pessoas de 15 a 29 anos que não desenvolvem atividades regulares de estudo e nem de trabalho. Foi aplicada uma pesquisa qualitativa, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, especificamente para os jovens que façam parte desse grupo. A presente Tese busca verificar se a aplicação do termo “Geração Nem-Nem” é adequada sócio-midiaticamente a esses jovens bauruenses, visto que, mesmo sendo difundida pela mídia e pelo senso comum, ela é refutada por outras áreas do conhecimento.pt
dc.description.abstractThe theme of generational differences is a recurrent study from the most diverse areas of knowledge. The categorization of generations has been made based on historical and economic criteria, directly reflecting on Communications Studies. It is noted, therefore, that these generational subdivisions are closely linked to media consumption and the way of dealing with technological devices and the communicative practices originated with them. It is important to highlight that, when studying generational changes, it is mainly observed the youth fixed at a certain time, since youth behaviors and cultures lead to the establishment of new practices and the reconfiguration of those that already exist. The definition of behavioral patterns and changes in cultural production and consumption is also frequently attributed to youth. Over the decades, several generational nomenclatures have emerged, based on American historical reality - such as Generation Baby-Boom, Generation X, Generation Y, Generation Z, among others - that have rarely been updated by observing the Latin American reality. Therefore, this study aims to investigate the media-communication patterns of young people belonging to the so-called “NEET Generation” in the city of Bauru (SP), which, defined based on criteria used by Brazilian government, is composed of people from 15 to 29 years old who do not carry out study or work activities. It was applied a qualitative research, using a questionnaire with open and closed questions, specifically for young people who are part of this group. This Thesis seeks to verify if the application of the term “NEET” is socio-media suitable for these young people from Bauru, since, even though it is disseminated by the media and common sense, it is refuted by other areas of knowledge.en
dc.identifier.aleph000931490
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.lattes2302756561160804
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192627
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectGeração Nem-Nempt
dc.subjectJovens Nem-Nempt
dc.subjectMídiapt
dc.subjectBaurupt
dc.subjectJuventudesen
dc.subjectNeeten
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectMediaen
dc.subjectGeneración Ni-Nipt
dc.titleJovens Nem-Nem: perfis midiático-digitais na cidade de Bauru (SP)pt
dc.title.alternativeNeet Youth: digital media profiles in the city of Bauruen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2302756561160804
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaProcessos midiáticos e práticas socioculturaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sousa_jf_dr_bauru.pdf
Tamanho:
3.4 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.96 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: