Publicação: O livro paradidático como ferramenta no desenvolvimento de conteúdos sobre sexualidade e gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental I
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Rossi, Célia Regina 

Araújo, Marilia Frassetto de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A pesquisa teve como objetivo analisar 5 livros paradidáticos indicados para a faixa etária de 6 a 9 anos de idade, que corresponde do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I. Os livros selecionados tem como temática a sexualidade e as relações de gênero em suas histórias. A pesquisa foi qualitativa e o conteúdo dos livros foi analisado através da análise de conteúdo, na qual emergiram categorias e subcategorias que foram discutidas de acordo com o referencial teórico utilizados neste trabalho. Assim, foi possível observar como esse tema é discutido na escola e as diferentes formas trabalhá-lo, apontando novos caminhos aos professores da Educação Básica. Resta ao professor/a criatividade para transpor suas aulas de maneira com que os alunos se sintam à vontade com o tema, formando uma espécie de desafio onde todos participem, discutindo sobre o assunto, levantando hipóteses para solucionar os problemas e obstáculos encontrados.
Resumo (inglês)
The objective of the research was to analyze 5 paradidatic books indicated for the age group from 6 to 9 years of age, which corresponds to the 1st to 3rd year of elementary school I. The theme of the selected books is sexuality and gender relations in their stories. The research was qualitative and the content of the books was analyzed through content analysis, in which categories and subcategories emerged that were discussed according to the theoretical framework used in this work. Therefore, it was possible to observe how this theme is discussed in school and the different ways to work it, pointing new ways to teachers of Basic Education. It is up to the teacher / the creativity to transpose their classes in such a way that students feel comfortable with the subject, forming a kind of challenge where everyone participates, discussing about the subject, raising hypotheses to solve the problems and obstacles encountered.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Livro paradidático, Sexualidade, Gênero, Anos iniciais, Education, Paradidactic book, Sexuality, Gender and initial years
Idioma
Português