Logotipo do repositório
 

Publicação:
O livro paradidático como ferramenta no desenvolvimento de conteúdos sobre sexualidade e gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental I

dc.contributor.advisorRossi, Célia Regina [UNESP]
dc.contributor.advisorAraújo, Marilia Frassetto de [UNESP]
dc.contributor.authorSales, Thamyris Menezes de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-11-01T14:07:16Z
dc.date.available2022-11-01T14:07:16Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar 5 livros paradidáticos indicados para a faixa etária de 6 a 9 anos de idade, que corresponde do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I. Os livros selecionados tem como temática a sexualidade e as relações de gênero em suas histórias. A pesquisa foi qualitativa e o conteúdo dos livros foi analisado através da análise de conteúdo, na qual emergiram categorias e subcategorias que foram discutidas de acordo com o referencial teórico utilizados neste trabalho. Assim, foi possível observar como esse tema é discutido na escola e as diferentes formas trabalhá-lo, apontando novos caminhos aos professores da Educação Básica. Resta ao professor/a criatividade para transpor suas aulas de maneira com que os alunos se sintam à vontade com o tema, formando uma espécie de desafio onde todos participem, discutindo sobre o assunto, levantando hipóteses para solucionar os problemas e obstáculos encontrados.pt
dc.description.abstractThe objective of the research was to analyze 5 paradidatic books indicated for the age group from 6 to 9 years of age, which corresponds to the 1st to 3rd year of elementary school I. The theme of the selected books is sexuality and gender relations in their stories. The research was qualitative and the content of the books was analyzed through content analysis, in which categories and subcategories emerged that were discussed according to the theoretical framework used in this work. Therefore, it was possible to observe how this theme is discussed in school and the different ways to work it, pointing new ways to teachers of Basic Education. It is up to the teacher / the creativity to transpose their classes in such a way that students feel comfortable with the subject, forming a kind of challenge where everyone participates, discussing about the subject, raising hypotheses to solve the problems and obstacles encountered.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/237316
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectLivro paradidáticopt
dc.subjectSexualidadept
dc.subjectGêneropt
dc.subjectAnos iniciaispt
dc.subjectEducationen
dc.subjectParadidactic booken
dc.subjectSexualityen
dc.subjectGender and initial yearsen
dc.titleO livro paradidático como ferramenta no desenvolvimento de conteúdos sobre sexualidade e gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental Ipt
dc.title.alternativeThe paradidactic book as a tool in the development of content on sexuality and gender in the early years of Elementary School Ien
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sales_tm_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
550.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sales_tm_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
455.7 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: