Publicação: Práticas artísticas para crianças migrantes
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Coutinho, Rejane Galvão 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Artes Visuais
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho investiga as práticas de ensino artístico para crianças migrantes, inspirado pela experiência pessoal da autora em sua infância junto à família. A narrativa destaca a interseção entre migração e arte educação, explorando dimensões como desafios linguísticos, assimilação cultural e a criação de ambientes inclusivos. Utilizando a A/R/Tografia como método, o estudo emprega relatos, uma pesquisa de campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Espaço de Bitita e uma entrevista com a artista e educadora Tania Sayri para compreender não apenas as barreiras enfrentadas pelos alunos migrantes, mas também os desafios subjetivos desses jovens e as estratégias pedagógicas a serem pensadas.
Resumo (inglês)
This work investigates artistic teaching practices for migrant children, inspired by the author's personal experience in his childhood with his family. The narrative highlights the intersection between migration and art education, exploring dimensions such as linguistic challenges, cultural assimilation and the creation of inclusive environments. Using A/R/Tography as a method, the study employs reports, field research at EMEF Espaço de Bitita and an interview with artist and educator Tania Sayri to understand not only the barriers faced by migrant students, but also the subjective challenges of these young people and the pedagogical strategies to be considered.
Descrição
Palavras-chave
Arte - Estudo e ensino, Migração - Crianças, Arte e sociedade, Arte na educação
Idioma
Português