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Publicação:
Um estudo de teses e dissertações sobre a educação sexual da pessoa com surdez

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Orientador

Favaro, Denise Maria Margonari

Coorientador

Pós-graduação

Educação Sexual - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este estudo pretende instigar a reflexão acerca do uso da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, e quais orientações, no contexto da sexualidade, o surdo recebe. Tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de teses e dissertações na área da educação no período de 2002 a 2019, com vistas a analisar como está e se está sendo realizada a educação sexual da pessoa com surdez. Desta forma, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e descritivo. A coleta dos dados foi realizada em duas Bases de Dados para consulta, sendo elas, o Banco de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD (IBICT). Conclui-se, que de acordo com a revisão de literatura, há necessidade de realização de mais estudos, pois foi verificada a baixa ocorrência de artigos, dissertações e teses que tratam sobre o tema, evidenciando, como resultado, a importância de se ensinar sobre a sexualidade a surdos, no intuito de fortalecer a identidade dessas pessoas e incluí-las na sociedade em que convivem.

Resumo (inglês)

This study intends to instigate a reflection on the use of the Brazilian Sign Language, LIBRAS, and what the guidelines are, without sexuality context or with the received reception. It aims to carry out a bibliographic survey of theses and dissertations in the area of education in the period from 2002 to 2019, with a view to analyzing how a sexual education of a person with deafness is being carried out. Thus, it is a qualitative study, bibliographic and descriptive. Data collection was carried out in two databases for consultation, namely, the Bank of Theses and Dissertations for Covers and a Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD (IBICT). It is understood that a person with deafness, in its constitution process, is marked by facing prejudices, stigmas and stereotypes. Concluded, that according to a literature review, there is a need for further studies, there was a low occurrence of articles, dissertations and theses dealing with the topic, showing, as a result, an importance of the use on sexuality in deaf people, without the intention of strengthening the identity of these people and including the society in which they live.

Descrição

Palavras-chave

Educação sexual, Surdez, Libras, Sex education, Deafness

Idioma

Português

Como citar

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Unidades

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Faculdade de Ciências e Letras
FCLAR
Campus: Araraquara


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