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Publicação:
Programa de intervenção sensório-motora para crianças com transtornos de aprendizagem

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Orientador

Figueiredo, Gabriella Andreeta

Coorientador

Barela, Jose Angelo

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Durante a infância, principalmente no início do processo de escolarização, as crianças começam a aprimorar suas habilidades motoras, possibilitando assim terem um amplo domínio motor de seus corpos na execução de diferentes tarefas. Estudos apontam que o cognitivo das crianças, ou seja, aquilo que a mesma é capaz de aprender, está atrelado ao comportamento motor. Sendo assim, podemos afirmar que, ao ter um bom controle motor, a criança pode construir noções básicas para seu desenvolvimento intelectual. Porém, caso a criança tenha indicadores de algum tipo de transtorno de aprendizagem, ela pode vir a apresentar um desenvolvimento tardio das funções cognitivas e motoras, quando comparadas a crianças consideradas dentro dos padrões de normalidade. Além disso, crianças com transtornos de aprendizagem acabam desenvolvendo um afastamento social e preferência de não executar algumas tarefas, principalmente no ambiente escolar. Estudos demonstram que distúrbios de aprendizagem, como a dislexia e o TDAH, podem prejudicar o desenvolvimento motor das crianças. Levando em consideração o crescente número de crianças com transtornos de aprendizagem, presente nas escolas, o objetivo do presente estudo foi examinar o efeito de um programa de intervenção sensório-motora em crianças com transtornos de aprendizagem. Para isso, 12 crianças diagnosticadas com transtorno de aprendizagem (10,7 anos ±1,7) participaram do presente estudo. Primeiramente, essas crianças foram avaliadas (T1), com a realização de testes neuropsicológicos, agilidade, coordenação manual e de leitura. Posteriormente, essas crianças participaram do programa de intervenção durante 16 semanas, com aulas de 60 minutos, duas vezes por semana, envolvendo atividades sensório-motora. Após o término do programa, foi realizado os testes novamente (T2). Os resultados mostraram que, após a realização do programa de intervenção, as crianças participantes do estudo diminuíram o tempo de fixação no momento da leitura, isso proporcionou uma diminuição do tempo total na realização da tarefa. Os testes neuropsicológicos e os testes motores (teste do quadrado e teste dos 9 pinos) não apresentaram mudanças significativas. Ainda, com a aplicação do (S-PACES), foi possível observar a aderência dos alunos com as atividades e os pais identificaram mudanças comportamentais importantes nas crianças. Com isso, foi possível concluir que, um programa de intervenção sensório-motora, mostra-se eficiente para a melhora da leitura em crianças com transtornos de aprendizagem.

Resumo (inglês)

During childhood, especially at the beginning of the schooling process, children begin to refine their motor skills, thus enabling them to have greater control over their bodies in performing different tasks. Studies indicate that children's cognitive abilities—that is, what they are capable of learning—are linked to motor behavior. Therefore, we can assert that by having good motor control, a child can build basic notions for their intellectual development. However, if a child shows indicators of some type of learning disorder, they may exhibit delayed development of cognitive and motor functions when compared to children considered within normal standards. Furthermore, children with learning disorders tend to develop social withdrawal and a preference for avoiding certain tasks, particularly in the school environment. Studies show that learning disorders, such as dyslexia and ADHD, can impair children's motor development. Considering the growing number of children with learning disorders in schools, the objective of the present study was to examine the effect of a sensory-motor intervention program on children with learning disorders. For this purpose, 12 children diagnosed with learning disorders (10.7 years old ±1.7) participated in the study. First, these children were assessed (T1) using neuropsychological tests, agility, manual coordination, and reading tests. Subsequently, these children participated in the intervention program for 16 weeks, with 60-minute classes twice a week involving sensory-motor activities. After the program concluded, the tests were conducted again (T2). The results showed that after the intervention program, the participating children reduced their fixation time during reading, leading to a decrease in the total time taken to complete the task. The neuropsychological and motor tests (square test and 9-pin test) did not show significant changes. Additionally, with the application of the S- PACES, it was possible to observe the students' adherence to the activities, and parents identified important behavioral changes in the children. Thus, it was possible to conclude that a sensory-motor intervention program proves to be effective in improving reading skills in children with learning disorders.

Descrição

Palavras-chave

Intervenção, Transtornos de aprendizagem, Atividade física, Sensório-motora, Intervention, Physical activity, Sensorimotor, Learning disorders

Idioma

Português

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