Logotipo do repositório
 

Publicação:
Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Tezani, Thaís Cristina Rodrigues

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa de mestrado profissional em Docência para a Educação Básica analisou objeto digital de aprendizagem (ODA) e sua aplicação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, o que resultou na construção, avaliação a aplicação do Produto Educacional - ODA Matematicamente. Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma variedade de materiais, como textos, jogos vídeos, simulações e quizzes, que podem ser acessados e utilizados pelos educadores e alunos. Optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo participante para o desenvolvimento do ODA, sendo suas etapas: I) Análise do impacto desses recursos na melhoria do ensino de Matemática, destacando como personalizam o aprendizado, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos e proporcionando desenvolvimento cognitivo; II) Análise de boas práticas para desenvolver recursos atrativos, acessíveis e alinhados com os objetivos de ensino, garantindo, assim, uma experiência de aprendizagem enriquecedora; III) Estudo da Base Nacional Comum Curricular no que tange à quinta competência geral, explorando as ambiguidades do ensino de Matemática por meio de competências e habilidades. IV) Pesquisa de campo com 23 alunos, do 4˚ ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal do interior do estado de São Paulo. Consideramos que a pesquisa obteve resultados positivos nos componentes trabalhados, auferidos em pré e pós-teste. Propomos, por fim, a ampliação da utilização do Produto Educacional como auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.

Resumo (inglês)

This professional Master's study in Teaching for Basic Education analyzed the Digital Learning Objects (ODA) and their application in Mathematics teaching and learning processes in students of the fourth grade of Elementary School, resulting in the construction, evaluation and application of the Educational Product - ODA Mathematically. The learning objects are digital resources that simplify teaching and learning processes, offering different materials, such as texts, videos, games, simulations and quizzes, that can be accessed and used by educators and students. A participant-type, qualitative study was chosen for the development of the ODA, and its steps were the following: I) analysis of the impact of these resources on improving Mathematics teaching, highlighting how they personalize learning, according to the individual needs of the students and providing their cognitive development; II) analysis of good practices to develop resources that are attractive, accessible and aligned with the teaching objectives, thus ensuring an enriching learning experience; III) study of the Brazilian National Common Curricular Base regarding its fifth general competence, exploring ambiguities of Mathematics teaching through skills and abilities; IV) field research with 23 students of the fourth grade of Elementary School of a municipal public school in the interior of the state of São Paulo, Brazil. It was considered that the research obtained positive results in the analyzed components, according to previous and post tests. At last, it is proposed expanding the use of the Educational Product as a support in the process of Mathematics teaching and learning.

Descrição

Palavras-chave

Objeto digital de aprendizagem, Matemática, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Processos de ensino e aprendizagem, Digital learning object, Mathematics, Early grades of elementary school, Teaching and learning processes

Idioma

Português

Como citar

ANDRADE, Adriana de Fátima. Objeto digital de aprendizagem no ensino e na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Thaís Cristina Rodrigues Tezani. 2024. 157 f. Dissertação (Mestradao em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação