Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Os saberes circenses em ação : o circo como possibilidade de uma abordagem decolonial na educação física escolar brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Impolcetto, Fernanda Moreto

Coorientador

Godoy, Luis Bruno de

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

As Artes Circenses têm relação direta com a humanidade, sobrevivendo e resistindo aos processos de transformações sociais. O corpo e o movimento, são as afetações mais potentes que esta linguagem cultural pôde encontrar. Tanto o corpo como o movimento também permeiam a Educação Física Escolar, a qual, no Brasil, foi profundamente influenciada por modelos eurocêntricos, priorizando uma abordagem normatizadora do corpo, baseada na aptidão física e na disciplinarização dos movimentos. No entanto, com as mudanças ocorridas a partir da década de 1990, emergiu uma visão humanista que buscou integrar a "cultura corporal de movimento" como um eixo estruturante da disciplina, conforme apontado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Essa abordagem reconhece a pluralidade de manifestações corporais e seu papel na construção da identidade e da expressão cultural. Dentro desse contexto, as Artes Circenses surgem como um conteúdo pedagógico potente para a Educação Física Escolar, possibilitando uma abordagem mais inclusiva, que promova a singularidade em meio a sua diversidade e valorize sua carga histórica-social e também possui um caráter decolonial iminente. Ao desafiar as hierarquias e estruturas convencionais, as práticas circenses promovem experiências corporais que transcendem a simples execução de habilidades motoras, favorecendo um ambiente de ensino mais crítico, democrático e participativo. A perspectiva decolonial aplicada à Educação Física propõe uma ruptura com os paradigmas eurocêntricos, buscando valorizar saberes locais e práticas culturais historicamente marginalizadas. Para o desenvolvimento deste trabalho, um ensaio acadêmico é conduzido de forma congruente, a partir de autores e trabalhos de referência já existentes na literatura científica sobre os referidos temas, nesta direção, contribuindo exponencialmente para a construção do embasamento teórico deste estudo que visa aproximar e dialogar os estudos sobre o decolonialismo, a Educação Física Escolar e os saberes circenses como uma possibilidade de superação da problemática elencada e assim contribuir na atuação pedagógica na educação escolar brasileira.

Resumo (inglês)

Circus Arts have a direct relationship with humanity, surviving and resisting the processes of social transformation. The body and movement are the most powerful affects that this cultural language has found. Both the body and movement also permeate school Physical Education, which in Brazil has been deeply influenced by Eurocentric models, prioritizing a normative approach to the body, based on physical fitness and the disciplining of movements. However, with the changes that have taken place since the 1990s, a humanist vision has emerged that has sought to integrate “body culture of movement” as a structuring axis of the discipline, as pointed out in the Common National Curriculum Base (BNCC, 2018). This approach recognizes the plurality of bodily manifestations and their role in the construction of identity and cultural expression. Within this context, Circus Arts has emerged as a powerful pedagogical tool for school Physical Education, enabling a more inclusive approach that promotes uniqueness in the midst of its diversity and that values its historical-social load and has an imminent decolonial character. By challenging conventional hierarchies and structures, circus practices promote bodily experiences that transcend the simple execution of motor skills, favoring a more critical, democratic and participatory teaching environment. The decolonial perspective applied to Physical Education proposes a break with Eurocentric paradigms, seeking to value local knowledge and historically marginalized cultural practices. For the development of this work, an academic essay is conducted in a congruent way, based on what already exists in the literature on these themes, in this direction, contributing exponentially to the construction of the theoretical basis of this study that aims to bring together and dialogue studies on decolonialism, School Physical Education and circus knowledge as a possibility of overcoming the problem listed and thus contributing to pedagogical action in Brazilian school education.

Descrição

Palavras-chave

Circo, Educação física escolar, Cultura corporal de movimento, Pensamento decolonial, Circus, School physical education, Body culture of movement, Decolonial philosophy

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação