Publicação: “Cada Lei, Uma Razão”: a Educação Antirracista e a mobilização dos Movimentos Negros para a efetivação da Lei 10.639/03 no interior de São Paulo.
dc.contributor.advisor | Silva, Rosicler Lemos da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Helena Vitória da [UNESP] | |
dc.contributor.coadvisor | Silva, Rafael Matheus de Jesus da [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2025-03-05T18:31:08Z | |
dc.date.available | 2025-03-05T18:31:08Z | |
dc.date.issued | 2024-12-08 | |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga os desafios e avanços na implementação da Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar das escolas públicas. A pesquisa explora as raízes históricas que dificultam o acesso da população negra à educação no Brasil, destacando a atuação dos movimentos negros na promoção da legislação e relacionando-a com a experiência local no município de Franca (SP). A dinâmica local é abordada, evidenciando como o contexto de Franca reflete as dificuldades e os avanços na implementação da lei. A reflexão teórica oferece uma análise crítica sobre a alienação e construções de pensamento centrados na hierarquia racial de superioridade branca que produziu consensos no Brasil de exclusão racial. Para tal, as contribuições de pensadores como Fanon (2018) e Sueli Carneiro (2023) são fundamentais para a análise. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, com o apoio de autores como Gomes (2012), Borges (2016), Nascimento (2018) e Gonçalves (2018). Os resultados revelam os avanços e desafios nas políticas educacionais voltadas à promoção da equidade racial. A experiência de Franca exemplifica a continuidade da mobilização do movimento negro unificado de Franca (MONUF), com destaque para a atuação dos movimentos sociais junto ao conselho (COMDECON), bem como os esforços dos grupos de estudos e a colaboração de gestores escolares, que juntos têm promovido avanços significativos na implementação da lei, buscando uma formação antirracista nas escolas da rede pública. | pt |
dc.identifier.citation | SILVA, Helena Vitória da. “Cada Lei, Uma Razão”: a Educação Antirracista e a mobilização dos Movimentos Negros para a efetivação da Lei 10.639/03 no interior de São Paulo. Orientadora: Rosicler Lemos da Silva. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social ) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2024. | pt |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/5350684122666985 | |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0003-4272-7726 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/261650 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt |
dc.subject | Educação Antirracista | pt |
dc.subject | Desigualdades étnico-raciais | pt |
dc.subject | Currículo Escolar | pt |
dc.title | “Cada Lei, Uma Razão”: a Educação Antirracista e a mobilização dos Movimentos Negros para a efetivação da Lei 10.639/03 no interior de São Paulo. | pt |
dc.title.alternative | “Each Law, A Reason”: Anti-Racist Education and the mobilization of Black Movements for the implementation of Law 10.639/03 in the interior of São Paulo. | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Franca | pt |
unesp.examinationboard.type | Meu trabalho não apresentou defesa | pt |
unesp.undergraduate | Franca - FCHS - Serviço Social | pt |
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