Publicação:
“Cada Lei, Uma Razão”: a Educação Antirracista e a mobilização dos Movimentos Negros para a efetivação da Lei 10.639/03 no interior de São Paulo.

dc.contributor.advisorSilva, Rosicler Lemos da [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Helena Vitória da [UNESP]
dc.contributor.coadvisorSilva, Rafael Matheus de Jesus da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-03-05T18:31:08Z
dc.date.available2025-03-05T18:31:08Z
dc.date.issued2024-12-08
dc.description.abstractEste trabalho investiga os desafios e avanços na implementação da Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar das escolas públicas. A pesquisa explora as raízes históricas que dificultam o acesso da população negra à educação no Brasil, destacando a atuação dos movimentos negros na promoção da legislação e relacionando-a com a experiência local no município de Franca (SP). A dinâmica local é abordada, evidenciando como o contexto de Franca reflete as dificuldades e os avanços na implementação da lei. A reflexão teórica oferece uma análise crítica sobre a alienação e construções de pensamento centrados na hierarquia racial de superioridade branca que produziu consensos no Brasil de exclusão racial. Para tal, as contribuições de pensadores como Fanon (2018) e Sueli Carneiro (2023) são fundamentais para a análise. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, com o apoio de autores como Gomes (2012), Borges (2016), Nascimento (2018) e Gonçalves (2018). Os resultados revelam os avanços e desafios nas políticas educacionais voltadas à promoção da equidade racial. A experiência de Franca exemplifica a continuidade da mobilização do movimento negro unificado de Franca (MONUF), com destaque para a atuação dos movimentos sociais junto ao conselho (COMDECON), bem como os esforços dos grupos de estudos e a colaboração de gestores escolares, que juntos têm promovido avanços significativos na implementação da lei, buscando uma formação antirracista nas escolas da rede pública.pt
dc.identifier.citationSILVA, Helena Vitória da. “Cada Lei, Uma Razão”: a Educação Antirracista e a mobilização dos Movimentos Negros para a efetivação da Lei 10.639/03 no interior de São Paulo. Orientadora: Rosicler Lemos da Silva. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social ) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2024.pt
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/5350684122666985
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-4272-7726
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/261650
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectLei 10.639/03pt
dc.subjectEducação Antirracistapt
dc.subjectDesigualdades étnico-raciaispt
dc.subjectCurrículo Escolarpt
dc.title“Cada Lei, Uma Razão”: a Educação Antirracista e a mobilização dos Movimentos Negros para a efetivação da Lei 10.639/03 no interior de São Paulo.pt
dc.title.alternative“Each Law, A Reason”: Anti-Racist Education and the mobilization of Black Movements for the implementation of Law 10.639/03 in the interior of São Paulo.en
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.examinationboard.typeMeu trabalho não apresentou defesapt
unesp.undergraduateFranca - FCHS - Serviço Socialpt

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