Logotipo do repositório
 

Publicação:
Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Alencar, Valéria Peixoto de

Coorientador

Pós-graduação

Artes (mestrado profissional) - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho funciona como um diário de bordo, palavras/narrativas que brotaram de um percurso e que foi tomando corpo de uma pesquisa na percepção de um processo como estudo de caso. A questão curricular atrelada à vida de uma professora se ergueu como problemática desde o processo de graduação sobre os modos de se propor um currículo me levando assim, ao curso de mestrado para desenvolver um olhar para as teorias curriculares e como o currículo se desenvolvia no espaço escolar que me encontrava. A narrativa foi sendo construída aliada a minha memória escolar aluna/professora provocando uma reflexão sobre os apontamentos em uma estruturação curricular de um lado, previamente estabelecida e por outro lado, uma construção mútua com os alunos e seus discursos em sala de aula.

Resumo (inglês)

This work acts like a logbook, words / narratives that came out from a pathway and that has taken body of a research in perception of a process as a case study. The curricular issue related to the life of a teacher has arisen as a problematic since the graduation process on a way to propose a curriculum taking me thus to the masters course in order to develop a deeper look toward the curricular theories and how would the curriculum work out in a school I was based. The narrative has being built regarded my own memory as a student/teacher leading to a reflection on the curricular structuring according to one’s perspective, previously established and to the other hand, a mutual construction among students and their discourses in the classroom.

Descrição

Palavras-chave

Narrativa, Construção curricular, Prática docente, Discurso discente, Narrative, Curricular building, Teaching practice, Student discourse

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação