Corpos de bando: a festa como elemento de construção pedagógica
Carregando...
Data
Orientador
Vilela, Lilian Freitas 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação parte da experiência pessoal da professora-pesquisadora com o espaço urbano e com o Carnaval, buscando reflexões sobre a arte, seu ensino e as corporeidades coletivas. Ao reconhecer as festas populares brasileiras como catalisadoras de corpos coletivos que dialogam com o ambiente em que estão inseridos, a pesquisa propõe a análise dos elementos que provocam corporeidades de grupo, com o objetivo de desenvolvê-los como recursos pedagógicos no contexto do ensino de arte na escola pública. Nesse escopo, apresentam-se experiências artístico-pedagógicas desenvolvidas com estudantes dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental I, em aulas de Dança Contemporânea Brasileira realizadas no contraturno escolar, vinculadas ao programa Mais Educação. Tais experiências ocorreram ao longo do ano de 2024, na EMEF Angelina Maffei Vita, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, localizada no bairro da Casa Verde, reconhecido como um reduto da cultura afro-brasileira na cidade, abrigando algumas das escolas de samba mais tradicionais. A escola conta com um Projeto Político-pedagógico que dialoga com a identidade territorial, valorizando o samba e sua cultura em diversas atividades escolares. Nesse contexto, as oficinas de dança promoveram um diálogo entre os elementos coreográficos das escolas de samba e práticas cênicas contemporâneas como a performance, os jogos teatrais, os viewpoints e a dança-teatro, que integram o repertório formativo da docente. A partir desse processo, emergem duas experiências estéticas: uma baseada em uma coreografia fechada, construída a partir de um samba-enredo, mais próxima ao universo das escolas de samba; e outra, em formato de cortejo, realizada em conjunto com a bateria da escola, que se aproxima da vivência dos blocos de Carnaval de rua. A pesquisa compartilha os desafios e as potencialidades do ensino de arte na escola pública, demonstra que é possível, por meio da dança, refletir sobre as relações entre o corpo e a arquitetura do espaço escolar, explora aproximações entre arte contemporânea e cultura popular e reforça a relevância dos elementos da cultura afro-brasileira como fundamentos na formação artística.
Resumo (espanhol)
Esta disertación parte de la experiencia personal de la profesora-investigadora con el espacio urbano y el Carnaval, en busca de reflexiones sobre el arte, su enseñanza y las corporeidades colectivas. Al reconocer las fiestas populares brasileñas como catalizadoras de cuerpos que dialogan con su entorno, la investigación analiza elementos que provocan corporeidades de grupo, con el objetivo de desarrollarlos como recursos pedagógicos en la enseñanza del arte en escuelas públicas. Se presentan experiencias artístico-pedagógicas con estudiantes de 4º y 5º año de la Educación Primária, en clases de Danza Contemporánea Brasileña realizadas en el contraturno escolar, vinculadas al programa “Mais Educação”. Dichas actividades se desarrollaron en 2024, en la EMEF Angelina Maffei Vita, de la Red Municipal de São Paulo, en el barrio de Casa Verde, reconocido por su fuerte identidad afrobrasileña y por albergar tradicionales escuelas de samba. El proyecto pedagógico de la escuela dialoga con esta identidad, valorizando el samba y su cultura. En este contexto, los talleres de danza combinaron elementos coreográficos del samba con prácticas contemporáneas como la performance, juegos teatrales, viewpoints y danza-teatro. Del proceso emergieron dos experiencias estéticas: una coreografía estructurada basada en un samba enredo y otra en formato de cortejo, presentada con la batería escolar, inspirada en los blocos callejeros. La investigación destaca los desafíos y posibilidades de enseñar arte en la escuela pública, reflexiona sobre las relaciones entre cuerpo y espacio escolar, aproxima arte contemporáneo y cultura popular, y refuerza la importancia de la cultura afrobrasileña en la formación artística.
Descrição
Palavras-chave
Arte na educação, Dança na educação, Brasil - Cultura popular, Cultura afro-brasileira, Festas folclóricas - Aspectos sociais, Carnaval - Aspectos sociais, Ensino fundamental, Escolas públicas
Idioma
Português
Citação
CASTRO, Ana Claudia de Oliveira. Corpos de bando: a festa como elemento de construção pedagógica. Orientadora: Lilian Freitas Vilela. 2025. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, 2025.

