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Publicação:
Grupo Cultivaeco: a educação ambiental na agricultura e na segurança alimentar como geradora de cidadania

dc.contributor.authorCaminhas, Ana Margarida Theodoro [UNESP]
dc.contributor.authorBelesin, Aline Andrucioli [UNESP]
dc.contributor.authorCamargo, André Ferreira de [UNESP]
dc.contributor.authorBasílio, Bárbaba Maria Scatena [UNESP]
dc.contributor.authorToledo, Barbara Natali de [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Bruna Marques dos [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Caroline Caetano da [UNESP]
dc.contributor.authorRossatelli, Dalila Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Eugênia Barbosa Varella [UNESP]
dc.contributor.authorGião Filho, Guilherme Malheiros [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Jesiane Marlucia da [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Juliana Nogueira de [UNESP]
dc.contributor.authorMoretto, Marcelo Wilson Aparecido [UNESP]
dc.contributor.authorPaulino, Rachel Santini [UNESP]
dc.contributor.authorRossetti, Rafaela [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Rômulo Teodoro [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Sara Ferreira Ferro de [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Thiago Ferreira [UNESP]
dc.contributor.authorSilva Junior, Wagner Cavalari [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-24T12:43:50Z
dc.date.available2016-08-24T12:43:50Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractAs atividades de extensão desenvolvidas no ensino fundamental, desde 2009 até o presente, pelos integrantes do Grupo Cultivaeco incentivam a mobilização de saberes técno-científicos relacionados à agricultura e suas inter-relações com a segurança alimentar e o equilíbrio sócio-ambiental. Esta dinâmica de saberes é dada através da interação entre os acadêmicos e a realidade do público do ensino fundamental, por meio de uma metodologia de ensino dialógica. Objetivos: conceituar a segurança alimentar no cotidiano dos educandos, através da realização de atividades educativas e sobre a origem dos produtos agrícolas; refletir sobre os conceitos contemporâneos de agricultura e segurança alimentar voltados para o equilíbrio sócio-ambiental e a cidadania, vinculando-os ao cenário agrícola brasileiro e mundial. Material e Métodos: A práxis da educação ambiental dada na relação entre os participantes do Cultivaeco e a escola (três quintas-séries) gera uma avaliação dos conceitos de agricultura que retroalimentam as atividades de arte-educação. É gerado um constante diagnóstico de conceitos, o qual é incorporado na elaboração das atividades educativas. Resultados: Há produção de material didático, como os cadernos de atividades Passatempo Cultivação, nos quais há caça-palavras, palavras-cruzadas, ilustrações e pinturas. São compostas paródias sobre a temática em questão a partir de músicas de sucesso executadas na mídia, as quais são inclusas nestes cadernos. A produção de material didático e a aplicação das atividades educativas geram uma maior interação entre a equipe e a escola. Esta inter-relação é também definida quando os estudantes do ensino superior assumem o papel de educadores na aplicação das atividades na escola. Assim, há a valorização da auto-estima dos integrantes, enquanto autores de atividades educativas e sujeitos capazes de promover a aprendizagem no outro e com o outro. Tanto os integrantes do grupo como os educandos do ensino fundamental compreendem a importância da agricultura numa produção de alimentos voltada para o equilíbrio sócio-ambiental na segurança alimentar. Conclusão: Este processo educativo vivenciado na prática da extensão possibilita que os graduandos exercitem a cidadania na inter-relação entre a universidade e a comunidade. Este exercício é caracterizado pelos desafios do respeito aos saberes de todos os participantes e da responsabilidade do ensinar-aprender. Desta forma, as ações de educação ambiental na extensão articulam a cidadania e a segurança alimentar.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Economia Rural, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.format.extent156-157
dc.identifierhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/549
dc.identifier.citationRevista Ciência em Extensão, v. 7, n. 2, p. 156-157, 2011.
dc.identifier.fileISSN1679-4605-2011-07-02-156-157.pdf
dc.identifier.issn1679-4605
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143214
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofRevista Ciência em Extensão
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectBiológicaspt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectSegurança alimentarpt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectArte-educaçãopt
dc.titleGrupo Cultivaeco: a educação ambiental na agricultura e na segurança alimentar como geradora de cidadaniapt
dc.typeResumo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4567929482306746[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8575-0155[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabalpt
unesp.departmentEconomia Rural - FCAVpt

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