Publicação: Os impactos da pandemia de Covid-19 na iniciação esportiva
Carregando...
Data
2022-03-11
Autores
Orientador
Ferreira, Lilian Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
No final de 2019 e início de 2020 a humanidade começou a enfrentar uma pandemia global de coronavírus chamado SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Tal pandemia nos obrigou a mudar nossos comportamentos para que os casos não se propagassem e vidas não fossem ceifadas. Um destes comportamentos envolveu as medidas de distanciamento e isolamento social, interrompendo uma série de atividades sociais, dentre elas a prática de esportes. Depois de grande afastamento das experiências esportivas em 2020, com o início da vacinação, em 2021 no Brasil, algumas atividades começaram a retornar. Ainda assim, não podemos deixar de reconhecer que esse período de interrupção foi marcante e trouxe uma série de novos indicadores para o seu retorno. Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi analisar os impactos da pandemia de Covid-19 no esporte público, em específico na iniciação esportiva, de municípios do centro-oeste do interior de São Paulo. A pesquisa, de cunho qualitativo e característica exploratória, foi realizada com 7 gestores de cidades do centro-oeste paulista. A coleta se deu por meio de realização de entrevista com dois gestores e aplicação de questionário com os demais. Os dados foram organizados em categorias de análise, tematizando o cenário da iniciação esportiva nestes município em três grandes focos: a) Antes da pandemia; b) Durante a pandemia; c) Convivendo com a pandemia: o retorno às atividades presenciais. Diante desde cenário, identificamos que os impactos da pandemia de Covid-19 para a iniciação esportiva destes municípios foram significativos, impedindo a vivência de diversos alunos da prática efetiva do esporte e comprometendo benefícios característico desse processo junto aos aspectos sociais, físicos e emocionais. Houve mudança no modo de ensino do esporte, deslocando-se do contato presencial para encontros virtuais, o que acabou trazendo dificuldades para a interação entre aluno/professor e alunos/alunos na prática do esporte. O retorno às atividades tem sido lento e demanda por mobilização para incentivar os alunos.
Resumo (português)
In late 2019 and early 2020, humanity began to face a global coronavirus pandemic called SARS-CoV-2, which caused Covid-19. Such a pandemic forced us to change our behaviors so that cases would not spread and lives were not macalled. One of these behaviors involved measures of distancing and social isolation, interrupting a series of social activities, including the practice of sports. After a great distance from sports experiences in 2020, with the beginning of vaccination, in 2021 in Brazil, some activities began to return. Still, we cannot fail to recognize that this period of interruption was remarkable and brought a series of new indicators for its return. In this sense, the aim of this study was to analyze the impacts of the Covid-19 pandemic on public sport, specific in sports initiation, in municipalities in the midwest of the interior of São Paulo. The research, of qualitative nature and exploratory characteristic, was carried out with 7 managers of cities in the midwest of São Paulo. The collection was through interviews with two managers and questionnaire application with the others. The data were organized into categories of analysis, thematicizing the scenario of sports initiation in these municipalities in three major foci: a) Before the pandemic; (b) during the pandemic; c) Living with the pandemic: the return to face-to-face activities. From this scenario, we identified that the impacts of the Covid-19 pandemic for the sports initiation of these municipalities were significant, preventing the experience of several students of the effective practice of the sport and compromising benefits characteristic of this process with the social, physical and emotional aspects. There was a change in the mode of teaching the sport, moving from face-to-face contact to virtual meetings, which ended up bringing difficulties for the interaction between student/teacher and students/students in the practice of sport. The return to activities has been slow and requires mobilization to encourage students.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português