Publicação: Cheers! : proposta de rede social voltada para artistas amadores e profissionais
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Dick, Maurício Elias Klafke 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Design
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O período em que surgiram as primeiras redes sociais é denominado de Web 2.0; é nesse contexto que se sucede o conceito da criação de comunidades dentro da internet. É a partir de novas tecnologias que os usuários podem criar e compartilhar seus próprios conteúdos, encontrar pessoas com os mesmos interesses e formar laços. No caso da comunidade artística, nota-se a dificuldade de localizar um espaço específico e seguro para os artistas, em que a comunidade possa se desenvolver através de trocas significativas entre os usuários. As redes sociais que existem com enfoque nesse público tem um viés mercadológico, visando a criação de portfólio; muitas vezes não sendo o ambiente acolhedor e engajado para o compartilhamento de obras de artistas amadores. Nesse cenário, este trabalho tem o objetivo de projetar uma rede social que permita o desenvolvimento da comunidade artística. Para isso, utilizou-se o framework proposto por Garrett (2011), que separa o projeto de experiência do usuário em cinco planos: a estratégia, o escopo, a estrutura, o esqueleto e a superfície. Tem-se como resultado um protótipo de alta fidelidade de uma rede social denominada Cheers!, cuja finalidade é incentivar o engajamento mútuo e positivo entre os usuários.
Resumo (inglês)
The period in which the first social networks emerged is called Web 2.0; it is in this context that the concept of creating communities within the internet arises. lt is through new technologies that users can create and share their own content, find people with the sarne interests and form bonds. ln the case of the artistic community, there is the difficulty of locating a specific and safe space for artists, in which the community can develop through meaningful exchanges between users. The social networks that exist with a focus on this audience have a marketing bias, aiming to create a portfolio; often not being a welcoming and engaged environment for sharing works by amateur artists. ln this scenario, this work aims to design a social network that allows the development of the artistic community. To achieve this, we used the conceptual framework proposed by Garrett (2011), which separates the user experience into tive plans: strategy, scope, structure, skeleton and surface. The result is a high-fidelity prototype of a social network called Cheers!, whose purpose is to encourage mutual and positive engagement between users.
Descrição
Palavras-chave
Design digital, Aplicativos, Rede social, Artistas, Digital design, Application, Social network, Artists
Idioma
Português
Como citar
KAWAGOE, C. A. ; ONO, I. M. Cheers!’: proposta de rede social voltada para artistas amadores e profissionais. Orientador: Maurício Elias Klafke Dick. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2023. Disponível em:
https://hdl.handle.net/11449/253011. Acesso em: 25 de jan. 2024.