Logotipo do repositório
 

Publicação:
A busca por educação emancipatória na cidade de Diadema: reflexões, experiências, caminhos e possibilidades

dc.contributor.advisorFonseca, Dagoberto José [UNESP]
dc.contributor.authorRamos, Juliana de Souza [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-01-12T17:28:16Z
dc.date.available2023-01-12T17:28:16Z
dc.date.issued2022-10-31
dc.description.abstractO objeto deste estudo é a análise das identidades e representações sociais, no Ensino Médio regular e técnico, para a formação de identidades étnicas e de gênero no espaço escolar, identificando suas possibilidades emancipatórias, a partir da observação participante, análise de documentos, questionários e entrevistas sobre aplicação, acompanhamento e consequências de ações pedagógicas realizadas em quatro escolas que compõem uma mesma administração escolar, localizadas nos municípios de Diadema, São Paulo e São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, no período de 2008 a 2022. O estudo analisa questões relacionadas às principais demandas discentes quanto às condições de empregabilidade, acesso à universidade, racismo, misoginia, homofobia, transfobia, tendo em vista projetar as possibilidades para as mudanças efetivas de intervenção no universo de formação escolar, assim como contribuir para o debate teórico que versa sobre tais questões.pt
dc.description.abstractThe object of this study is the analysis of identities and social representations, in regular and technical high school environment, so that ethnic and gender identities can be formed in a learning environment, identifying possibilities of emancipation through participant observation and analysis gathered from documents, questionnaires and interviews, about applications, monitoring and consequences of pedagogical actions carried out in four schools that share the same administration, located in the cities of Diadema, São Paulo and São Bernardo do Campo, in the state of São Paulo, during the period from 2008 to 2022. This study analyzes issues related to the main needs of students, from employability conditions, access to university, racism, misogyny, homophobia and transphobia, aiming to project possibilities of effective change in the universe of school education, thus contributing to the theoretical debates surrounding these issues.en
dc.identifier.capes33004030017P7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/238694
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectRepresentaçãopt
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEmancipaçãopt
dc.subjectGêneropt
dc.subjectRacismopt
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEmancipationen
dc.subjectGenderen
dc.subjectRacismen
dc.titleA busca por educação emancipatória na cidade de Diadema: reflexões, experiências, caminhos e possibilidadespt
dc.title.alternativeThe search for emancipatory education in the city of Diadema: reflections, experiences, paths and possibilitiesen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramCiências Sociais - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaCiências sociaispt
unesp.researchAreaDiversidade, Identidade e Direitospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ramos_js_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
4.44 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: