Publicação: A busca por educação emancipatória na cidade de Diadema: reflexões, experiências, caminhos e possibilidades
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Fonseca, Dagoberto José 

Coorientador
Pós-graduação
Ciências Sociais - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objeto deste estudo é a análise das identidades e representações sociais, no Ensino Médio regular e técnico, para a formação de identidades étnicas e de gênero no espaço escolar, identificando suas possibilidades emancipatórias, a partir da observação participante, análise de documentos, questionários e entrevistas sobre aplicação, acompanhamento e consequências de ações pedagógicas realizadas em quatro escolas que compõem uma mesma administração escolar, localizadas nos municípios de Diadema, São Paulo e São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, no período de 2008 a 2022. O estudo analisa questões relacionadas às principais demandas discentes quanto às condições de empregabilidade, acesso à universidade, racismo, misoginia, homofobia, transfobia, tendo em vista projetar as possibilidades para as mudanças efetivas de intervenção no universo de formação escolar, assim como contribuir para o debate teórico que versa sobre tais questões.
Resumo (inglês)
The object of this study is the analysis of identities and social representations, in regular and technical high school environment, so that ethnic and gender identities can be formed in a learning environment, identifying possibilities of emancipation through participant observation and analysis gathered from documents, questionnaires and interviews, about applications, monitoring and consequences of pedagogical actions carried out in four schools that share the same administration, located in the cities of Diadema, São Paulo and São Bernardo do Campo, in the state of São Paulo, during the period from 2008 to 2022. This study analyzes issues related to the main needs of students, from employability conditions, access to university, racism, misogyny, homophobia and transphobia, aiming to project possibilities of effective change in the universe of school education, thus contributing to the theoretical debates surrounding these issues.
Descrição
Palavras-chave
Representação, Identidade, Educação, Emancipação, Gênero, Racismo, Representation, Identity, Education, Emancipation, Gender, Racism
Idioma
Português