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Publicação:
Visualização 3D de uma imagem digital

dc.contributor.advisorPoz, Aluir Porfírio Dal [UNESP]
dc.contributor.advisorHasegawa, Júlio K. [UNESP]
dc.contributor.authorRos, Giovana Angélica [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:26Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:26Z
dc.date.issued2001-07-31
dc.description.abstractO projeto tem por finalidade integrar técnicas de Computação Gráfica com as de Fotogrametria para obter como resultado final a visualização 3D de uma imagem digital. A partir do DTM regular definido por pontos que se conectam formando uma malha triangular, a tonalização é aplicada triângulo-a-triângulo utilizando um modelo de iluminação, juntamente com o método de tonalização. Para tanto, é necessária a transformação das coordenadas do DTM para as coordenadas fotogramétricas, através da equação de colinearidade, e dessas para as correspondentes coordenadas digitais. Como estas coordenadas não coincidem com as coordenadas de pixel é necessário a aplicação de um método de reamostragem para obter os tons de cinza dos pontos transformados. Esses tons de cinza são usados pelo modelo de iluminação para calcular as intensidades de iluminação nos vértices do MDT, que por sua vez são utilizados pelo modelo de tonalização para tonalizar o MDT. Finalmente, um modelo de projeção é utilizado para obter a sensação 3D no plano 2D. Os resultados obtidos foram satisfatórios, apresentando similaridade entre os métodos de tonalização e a representação da superfície.pt
dc.description.abstractThe main purpose of this research is to integrate techniques of both Computer Graphic and Photogrammetry, in order to obtain as a final result the 3D visualization of a digital image. Starting from regular DTM defined by points connected in such a way that they can form a triangular mesh, the shading is applied triangle-to-triangle using an illumination model, together with the shading method. First it is necessary to transform the DTM coordinates through photogrammetric coordinates or collinearity equation, and then the results to digital coordinates. As these last coordinates do not coincide with pixel coordinates, a resampling technique is needed to get gray levels of computed coordinates. The interpolated gray levels are the basic input of the illumination model, which in turn supplies illumination intensities for the shading method, allowing the DTM to be shaded. Finally, a projection model is used to obtain 3D sensation onto 2D plane. The obtained result was satisfactory, showing similarity between the methods of shading and surface rendering.en
dc.format.extent84 f. : il.
dc.identifier.aleph000170921
dc.identifier.capes33004129043P0
dc.identifier.citationROS, Giovana Angélica. Visualização 3D de uma imagem digital. 2001. 84 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2001.
dc.identifier.fileros_ga_me_prud.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86825
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCartografiapt
dc.subjectImagem tridimensionalpt
dc.subjectDigital Imageen
dc.titleVisualização 3D de uma imagem digitalpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramCiências Cartográficas - FCTpt
unesp.knowledgeAreaAquisição, análise e representação de informações espaciaispt

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