Publicação: Proposta de índice de oferta de infraestrutura cicloviária: o caso de Bauru-SP
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Data
Orientador
Manzato, Gustavo Garcia 

Coorientador
Pós-graduação
Engenharia Civil e Ambiental - FEB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Priorizando a mobilidade urbana sustentável, a bicicleta é apontada como meio de transporte devido ao seu baixo custo, pouco espaço viário consumido e principalmente pela ausência de impactos negativos por não ser poluente, reduzir o nível de ruído do sistema e não consumir energia não renovável. Na intenção de que a população possa adotar a bicicleta como meio de transporte e não apenas como lazer, são necessários investimentos para implantação de infraestrutura cicloviária adequada e de qualidade que forneça segurança e conforto ao usuário. O objetivo dessa pesquisa é a elaboração de um índice que qualifique a oferta de infraestrutura cicloviária de uma dada região a partir de aspectos que forneçam segurança e conforto ao usuário de bicicleta e ainda estimule o uso da bicicleta como meio de transporte. Isso se deu através da percepção de especialistas e revisão de literatura, por meio das quais foram identificados e avaliados 23 temas, agrupados em três domínios: Segurança, Geometria e Facilidades. Na sequência, o método Structured Pairwise Comparison (SPC) foi utilizado para priorização e ponderação dos domínios e temas, também com base em uma consulta a especialistas. Posteriormente, foram criados indicadores que pudessem valorar cada um dos temas, proporcionando a aplicação do índice em uma determinada região. Os resultados mostraram que o domínio Segurança foi o mais relevante na avaliação de uma infraestrutura cicloviária qualificada, sendo a Velocidade da via o tema com maior relevância no cálculo deste índice. Finalizada a proposição do índice, foi realizada sua aplicação no município de Bauru em que foi possível identificar ainda que apenas a existência de infraestrutura destinada à ciclistas não é suficiente, os parâmetros mínimos em termos de características físicas devem ser atendidos, bem como devem ser implantadas infraestruturas acessórias que facilitem o tráfego do usuário de bicicleta.
Resumo (inglês)
Giving priority to sustainable urban mobility, the bicycle is appointed as a mean of transport because of its low cost, little road space consumed and, above all, the absence of negative impacts as it does not pollute the environment, reduces system noise levels and does not consume non-renewable energy. With the intention that bicycles were adopted as a mean of transport and not just as leisure, investments are needed to implement adequate and qualified cycling infrastructure that provides safety and comfort to the users. The goal of this research is the elaboration of an index that qualifies the cycling infrastructure supply in an area considering such safety and comfort aspects to the cyclist as well as stimulates the use of bicycles as a mean of transport. This was done through the perception of specialists and literature review, in which 23 themes were identified, evaluated and grouped into three domains: Safety, Geometry and Facilities. Thereafter, the Structured Pairwise Comparison (SPC) method was used for prioritization and weighting of domains and themes, also based on a survey conducted with specialists. Subsequently, indicators that could appraise each of the themes and allow the application of the index in a certain area were created. The results showed that the Security domain was the most relevant on the evaluation of a qualified cycling infrastructure, with the Speed of the road being the most relevant theme in the determination of this index. Once the index proposal was finalized, it was applied in the municipality of Bauru and it was possible to identify that the presence of infrastructure for cyclists is not enough. The minimum parameters in terms of characteristics must be met, as well as accessory infrastructures to facilitate the cyclist traffic must be implemented.
Descrição
Palavras-chave
Transporte cicloviário, Bicicleta, Índice de oferta de infraestrutura cicloviária, Análise multicritério, Bicycle transport, Bicycle, Index of cycling infrastructure supply, Multicriteria analysis
Idioma
Português