Repository logo
 

Publication:
A prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical

dc.contributor.advisorRay, Sonia [UNESP]
dc.contributor.authorSousa, Sérgio Luiz de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-07-11T20:15:37Z
dc.date.available2020-07-11T20:15:37Z
dc.date.issued2020-06-11
dc.description.abstractEsta tese investiga o papel da prática mental no processo de preparação para a performance musical. Adota como referencial teórico o conceito de pedagogia da performance musical de Ray (2015), que propõe uma abordagem interdisciplinar entre a educação e a atuação prática do músico. O objetivo geral desta pesquisa é propor a prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical. A metodologia inclui revisão da literatura disponível, pesquisa de campo (questionário aplicado a estudantes e professores de performance musical de cursos graduação e pós-graduação no Brasil) e discussão dos resultados. O trabalho está estruturado em quatro capítulos: 1. Revisão de literatura, 2. Metodologia e pesquisa de campo, 3. Discussão dos resultados, 4. Estratégias pedagógicas para aplicação da prática mental. As conclusões apontam para a confirmação da tese de que a prática mental pode ser uma importante ferramenta pedagógica no processo de preparação para a performance musical.pt
dc.description.abstractThis dissertation investigates the role of mental practice in the process of preparation for musical performance. It has as theoretical reference the concept of music performance pedagogy by Ray (2015), who proposes an interdisciplinary approach between the field of education and the practical acting of the musician. The main objective of this research is to propose mental practice as a pedagogical strategy in preparation for music performance. The methodology includes review of available literature, field research (questionnaire applied to students and teachers of music performance of undergraduate and graduate courses in Brazil) and discussion of the results. The dissertation is divided in four chapters: 1. Literature review, 2. Methodology and field research, 3. Discussion of results, 4. Pedagogical strategies for using mental practice. The conclusions point to the confirmation of the thesis that mental practice can be an important pedagogical tool in the process of preparation for musical performance.en
dc.identifier.aleph000931927
dc.identifier.capes33004013066P3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192947
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMusica - Instrução e estudopt
dc.subjectMusica - Execuçãopt
dc.subjectPrática interpretativa (Música)pt
dc.subjectDidáticapt
dc.subjectProfessores de músicapt
dc.subjectPedagogia da performance musicalpt
dc.subjectPrática mental e performance musicalpt
dc.subjectPreparação para a performance musicalpt
dc.subjectMusic performance pedagogyen
dc.subjectMental practice and music performanceen
dc.subjectMusic performance preparationen
dc.titleA prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musicalpt
dc.title.alternativeMental practice as a pedagogical strategy in music performance preparationen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramMúsica - IApt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaCriação musical: composição e performancept

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
sousa_sl_dr_ia_sub.pdf
Size:
2.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:

License bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
2.98 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: