Publicação: Museu de Ciência como ferramenta pedagógica para a educação ambiental: um estudo de caso
Carregando...
Arquivos
Data
2025-12-10
Autores
Orientador
Sampaio, Aloísio Costa 

Coorientador
Carneiro, Guilherme do Amaral
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo teve por objetivo analisar a relevância das visitas aos museus como um meio de divulgação da educação ambiental, através do olhar dos docentes responsáveis pelas turmas escolares nas visitas ao Museu do Café de Piratininga, analisando o impacto tanto na formação dos estudantes, quanto também ao conhecimento prévio dos próprios docentes, além de observar a multidisciplinaridade abrangida pela educação ambiental nas diversas áreas de formação dos docentes. Como este estudo visa analisar a percepção dos indivíduos optamos pelo estudo de caso com o emprego de uma pesquisa qualitativa descritiva para análise de dados, utilizando a metodologia de pesquisa-ação de Thiollent. Para realizar a coleta de dados foi efetuada uma entrevista com os docentes responsáveis pelas turmas escolares nas visitas, utilizando de perguntas relacionadas a educação ambiental, para definir os conhecimentos dos docentes das diversas áreas de formação e atuação na rede de ensino formal, como também sorteando aleatoriamente dois estudantes que participaram das atividades (um estudante masculino e um feminino) para diagnosticar o que foi mais marcante durante a visitação, utilizando assim a metodologia de Freinet, pois iremos dar enfoque na experimentação e cooperação entre professores, alunos e monitores do museu para promover e observando o impacto das atividades realizadas no museu na percepção de educação ambiental pelos estudantes, analisando assim a multidisciplinaridade abrangida pela educação ambiental na rede de ensino formal de maneira direta ou indireta, bem como a eficácia das atividades realizadas no museu na sua transmissão. Depois de realizadas as entrevistas e analisados os dados obtidos, após realização do estudo de caso no Museu do Café de Piratininga, podemos afirmar que os museus de ciência representam uma excelente ferramenta pedagógica para a divulgação da educação ambiental crítica de acordo com a visão dos docentes participantes da pesquisa, quando comparado com apenas a aplicação de aulas teóricas ministrada em sala de aula.
Resumo (inglês)
This study aimed to analyze the relevance of museum visits as a means of promoting environmental education, through the eyes of teachers responsible for school classes during visits to the Piratininga Coffee Museum, analyzing the impact on both student education and the prior knowledge of the teachers themselves, in addition to observing the multidisciplinarity covered by environmental education in the various areas of teacher training. Since this study aims to analyze the perception of individuals, we chose a case study with the use of descriptive qualitative research for data analysis, using Thiollent's action research methodology. To collect data, an interview was conducted with the teachers responsible for the school classes during the visits, using questions related to environmental education, to define the knowledge of the teachers in the various areas of training and performance in the formal education network, as well as randomly selecting two students who participated in the activities (one male and one female student) to diagnose what was most striking during the visit, thus using Freinet's methodology, as we will focus on experimentation and cooperation between teachers, students and museum monitors to promote and observe the impact of the activities carried out in the museum on the perception of environmental education by the students, thus analyzing the multidisciplinarity covered by environmental education in the formal education network directly or indirectly, as well as the effectiveness of the activities carried out in the museum in its transmission. After conducting the interviews and analyzing the data obtained, after carrying out the case study at the Museu
do Café de Piratininga, we can state that science museums represent an excellent pedagogical tool for the dissemination of critical environmental education according to the vision of the teachers participating in the research, when compared to just the application of theoretical classes taught in the classroom.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
GOMES, Josias Geraldo Museu de ciência como ferramenta pedagógica para a educação ambiental: um estudo de caso. 2024. Trabalho de Coclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.