Publicação: Metodologia TBL no ensino de química inorgânica aplicada: análise do processo de aprendizagem em grupo e individual
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Data
Autores
Orientador
Pires, Ana Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - FCT
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Based on the TBL (Team-Based Learning) method, a shot course was created on the subject of applied inorganic chemistry, with specific focus on rare earths based luminescent materials. The course was presented to first-year undergraduate chemistry students of FCT/UNESP. The TBL methodology is structured in two parts that involve preparation and application activities, encouraging students' development through team work and additionally developing their individual skills. The TBL proposition is in line with Vygotsky's theoretical framework, which establishes a strong connection between language and thought, proposing that there is a threshold between what an individual is capable of doing alone and capable of doing with external assistance, this is called the Proximal Development Zone (PDZ). Working in the PDZ encourages the use of language and allows the student to reach higher levels of cognitive development. Therefore, the data generated during the short course (collected in the form of questionnaires and audio recordings of the activities) were analyzed in the light of the adopted theoretical framework. The same questionnaires were answered by the individuals and by the teams, and they showed that the team grades were better than the individual grades. In a similar way, the audio recordings files allowed me to realize that the learning process is more productive when the students are in teams. All these things strongly agree with the TBL method and with the theoretical framework, which means that the teamwork promotes improvements in student's learning
Resumo (português)
Segundo o método TBL, Team-Based Learning, montou-se um minicurso sobre química inorgânica aplicada, especificamente sobre materiais luminescentes baseados em terras-raras. O minicurso foi ministrado a ingressantes do curso de Licenciatura em Química da FCT/UNESP. Na metodologia TBL, estrutura-se o tema em duas partes que envolvem atividades de preparação e aplicação, é promovido o desenvolvimento dos alunos por meio do trabalho em grupo e o aprimoramento de suas habilidades individuais. O proposto pelo TBL alinha-se ao referencial teórico de Vygotsky, que estabelece uma forte conexão entre linguagem e pensamento, e com um limiar entre o que um indivíduo é capaz de fazer sozinho ou com o auxílio externo, chamado de Zona de Desenvolvimento Proximal, ZDP. Atuar na ZDP estimula o uso da linguagem e permite ao aluno atingir níveis superiores de desenvolvimento cognitivo. Assim, durante a aplicação do minicurso foram coletados dados na forma de questionários e de gravações de áudio das atividades, para que o processo de aprendizagem pudesse ser acompanhado ao longo do minicurso. Os mesmos questionários foram realizados de forma individual e coletiva. Os resultados observados indicaram que o trabalho coletivo realmente se sobressai. De maneira análoga, as gravações de áudio indicaram que a construção das respostas era favorecida quando os alunos trabalhavam juntos. Todas essas conclusões concordam fortemente com o proposto pelo método utilizado e com o referencial teórico no qual este trabalho se baseia, ou seja, o trabalho em grupo promove melhorias no aprendizado dos estudantes
Descrição
Palavras-chave
Química, Química inorgânica, Luminescencia, Terras raras, Chemistry - Study and teaching
Idioma
Português
Como citar
SPROCATI, Bárbara. Metodologia TBL no ensino de química inorgânica aplicada: análise do processo de aprendizagem em grupo e individual. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.