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Publicação:
Projeto de software de pintura com acessibilidade

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Orientador

Machado, Erica Regina Marani Daruichi

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia Mecânica - FEIS

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

De acordo com Paradigma Social da Inclusão, vigente desde a década de 90, a deficiência não deve ser tratada como sinônimo de incapacidade e as instituições devem ser responsáveis pela criação de serviços e programas para atender a todos. Neste paradigma, a sociedade inclusiva é aquela que o conceito de acessibilidade é ampliado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos. Com relação a educação, a sociedade inclusiva deve fornecer estrutura física adequada, combater o preconceito, deve promover a comunicação e eliminar ou reduzir qualquer obstáculo para facilitar o acesso ao conteúdo curricular. Entretanto, um dos grandes desafios da Educação Especial no Brasil, principalmente para alunos com mobilidade reduzida nos membros superiores, amputados e paraplégicos, é a elaboração/implementação/aquisição de materiais didáticos com acessibilidade. Visando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino infantil com deficiências motoras, neste trabalho é apresentado um projeto de software educativo de varredura automática com acessibilidade voltado para atividades de pintura. Um dos requisitos do projeto é o princípio da autonomia, no qual o programa deve proporcionar ao usuário a independência de terceiros para a utilização do software e realização das atividades.

Resumo (inglês)

According to the Social Inclusion Paradigm, in effect since the 1990s, disability should not be treated as synonymous with incapacity, and institutions should be responsible for creating services and programs to cater to everyone. In this paradigm, an inclusive society is one where the concept of accessibility is broadened with the aim of improving the quality of life for all. Regarding education, an inclusive society must provide appropriate physical infrastructure, combat prejudice, promote communication, and eliminate or reduce any obstacles to facilitate access to the curriculum. However, one of the major challenges of Special Education in Brazil, especially for students with reduced mobility in the upper limbs, amputees, and paraplegics, is the development/implementation/acquisition of didactic materials with accessibility.Aiming to contribute to the teaching and learning process of students in early education with motor disabilities, this work presents a project of an educational software with automatic scanning and accessibility focused on painting activities. One of the project’s requirements is the principle of autonomy, where the program must provide the user with independence from third parties for the use of the software and the completion of activities.

Descrição

Palavras-chave

Engenharia de software, Tecnologia assistiva, Linguagem de programação Java, Desenvolvimento de projetos, Assistive technology, Java programming language, Project development

Idioma

Português

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