Publicação:
Geografia no ensino da educação ambiental como sensibilização e estratégia na prevenção de desastres naturais ou antrópicos

dc.contributor.advisorMagnoni Júnior, Lourenço
dc.contributor.authorBonini, Janaina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-01-27T12:22:52Z
dc.date.available2025-01-27T12:22:52Z
dc.date.issued2024-11-29
dc.description.abstractPor séculos o espaço geográfico vem sendo intensamente transformado e modificado pela ação antrópica e o meio físico moldado para o uso e comodidade do homem para atender suas necessidades. A presente pesquisa aborda os temas importante que foram objeto de estudo para alunos do ensino fundamental em razão de trazer à tona problemas regionais ou locais e repensar práticas de intervenção individual e/ou coletiva na prevenção de desastres naturais. Esta pesquisa baseia-se na seguinte pergunta: conteúdos de Geografia e educação ambiental aplicados sob uma metodologia diferenciada nas aulas de Geografia e em ambientes não formais de educação a discentes do Ensino Fundamental II podem contribuir como estratégia didática motivadora, capaz de melhorar o ensino, a aprendizagem e a percepção na prevenção de desastres naturais? O objetivo geral foi avaliar a efetividade de práticas metodológicas diferenciadas, como estratégia facilitadora da compreensão do conteúdo de Geografia e do desenvolvimento da consciência crítica sobre as graves questões ambientais para discentes do Ensino Fundamental II (6° série), com ênfase na prevenção de desastres. Sua relevância está na busca do equilíbrio entre as ações antrópicas e o espaço geográfico por meio da educação, ampliando possibilidades de evitar desastres naturais a partir de estratégias que podem levar a mudanças de condutas básicas. Resultados: A problemática da sustentabilidade diante dos constantes desastres naturais ou antrópicos assume neste século papel central na reflexão sobretudo na educação básica. Conclui-se que se metodologias forem voltadas a uma sociedade com base na formação de valores e sustentabilidade a sociedade estará preparada para lidar e atuar frente questões ambientais em um mundo mais equitativo, sustentável e resiliente.pt
dc.description.abstractFor centuries, geographic space has been intensely transformed and modified by anthropic action, and the physical environment has been molded for the use and convenience of men. This research addresses important themes that have been the object of study for elementary school students because they bring to light regional or local problems and rethink individual and/or collective intervention practices in the prevention of natural disasters. This research is based on the following question: Can Geography and environmental education content applied under a differentiated methodology in Geography classes and in non-formal educational environments for elementary school students contribute as a motivating didactic strategy, capable of improving teaching, learning and perception in the prevention of natural disasters? The general objective was to evaluate the effectiveness of differentiated methodological practices as a strategy to facilitate the understanding of Geography content and the development of critical awareness about serious environmental issues for Elementary School (6th grade) students, with an emphasis on disasters prevention. Its relevance lies in the search for a balance between anthropic actions and geographical space through education, expanding the possibilities of avoiding natural disasters through strategies that can lead to changes in basic behaviors. Results: The issue of sustainability in the face of constant natural or anthropic disasters has assumed a central role in this century reflection, especially in basic education. The conclusion is that if methodologies are geared towards a society based on the formation of values and sustainability, the population will be prepared to deal with and act on environmental issues in a more equitable, sustainable and resilient world.en
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.citationBONINI. Janaina. Geografia no ensino da educação ambiental como sensibilização e estratégia na prevenção de desastres naturais ou antrópicos. Orientador: Lourenço Magnoni Júnior. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259969
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectAção Antrópicapt
dc.subjectMeio Ambientept
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectMetodologiapt
dc.subjectHuman actionen
dc.subjectGeographyen
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectSustainabilityen
dc.titleGeografia no ensino da educação ambiental como sensibilização e estratégia na prevenção de desastres naturais ou antrópicospt
dc.title.alternativeGeography in teaching environmental education as awareness and strategy in preventing natural or man-made disastersen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargo6 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsinopt
unesp.researchAreaFundamentos do Ensino e da Educação Básicapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
bonini_j_me_bauru_int_sub.pdf
Tamanho:
3.03 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bonini_j_me_bauru_par_sub.pdf
Tamanho:
569.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: