Logotipo do repositório
 

Publicação:
Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede pública

dc.contributor.authorMargonari, Denise Maria [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Ana Paula de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionColégio Puríssimo Coração de Maria
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:07Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:07Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar alguns dados relativos ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II), que oferece formação continuada, na modalidade semipresencial, na área de Língua Portuguesa e Matemática aos professores do Ensino Fundamental II da rede pública. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2012, o programa foi realizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro, contando com 120 horas presenciais e 180 horas de atividades à distância para cada área temática. Na área de Língua Portuguesa, 17 professores tutores, de diversas regiões do Estado de São Paulo, participaram do programa. Durante a formação, foram discutidas questões teórico-práticas que foram, posteriormente, trabalhadas pelos tutores com os professores cursistas de suas cidades. Dentre os vários aspectos estudados, destacamos o trabalho sobre questões sociolinguísticas (POSSENTI, 2000; BORTONI-RICARDO, 2004), letramentos (MARCUSCHI, 2001; ROJO, 2009) e gêneros textuais (MARCUSCHI, 2001; ANTUNES, 2009 e ELIAS; KOCH, 2011). Os cursistas eram os responsáveis por desenvolver as atividades propostas com seus alunos e relatar ao professor tutor os resultados obtidos. Uma vez que o programa GESTAR ainda está em andamento, agora em outra universidade do estado de São Paulo, neste artigo vamos nos limitar à contextualização do programa e apresentar algumas das atividades propostas aos tutores sobre variantes linguísticas, bem como planejamentos por eles elaborados, de acordo com as experiências vivenciadas em 2012.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, Brasil
dc.description.affiliationColégio Puríssimo Coração de Maria, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, Brasil
dc.format.extent4032-4044
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4032-4044
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4032-4044.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes1294986257686669
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141709
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectRede pública de ensinopt
dc.titleGestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede públicapt
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes1294986257686669
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentDidática - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-4032-4044.pdf
Tamanho:
564.59 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format