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Publicação:
Gestar II: uma experiência em um programa de formação continuada de professores da rede pública

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Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns dados relativos ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR II), que oferece formação continuada, na modalidade semipresencial, na área de Língua Portuguesa e Matemática aos professores do Ensino Fundamental II da rede pública. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2012, o programa foi realizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Rio Claro, contando com 120 horas presenciais e 180 horas de atividades à distância para cada área temática. Na área de Língua Portuguesa, 17 professores tutores, de diversas regiões do Estado de São Paulo, participaram do programa. Durante a formação, foram discutidas questões teórico-práticas que foram, posteriormente, trabalhadas pelos tutores com os professores cursistas de suas cidades. Dentre os vários aspectos estudados, destacamos o trabalho sobre questões sociolinguísticas (POSSENTI, 2000; BORTONI-RICARDO, 2004), letramentos (MARCUSCHI, 2001; ROJO, 2009) e gêneros textuais (MARCUSCHI, 2001; ANTUNES, 2009 e ELIAS; KOCH, 2011). Os cursistas eram os responsáveis por desenvolver as atividades propostas com seus alunos e relatar ao professor tutor os resultados obtidos. Uma vez que o programa GESTAR ainda está em andamento, agora em outra universidade do estado de São Paulo, neste artigo vamos nos limitar à contextualização do programa e apresentar algumas das atividades propostas aos tutores sobre variantes linguísticas, bem como planejamentos por eles elaborados, de acordo com as experiências vivenciadas em 2012.

Descrição

Palavras-chave

Formação continuada, Língua portuguesa, Rede pública de ensino

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4032-4044

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