Descontruindo o racismo na educação por uma perspectiva Afro-Afetiva
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Data
Autores
Orientador
Costa, Tarcila Lima da 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação investiga as relações entre afeto, ancestralidade e resistência, explorando como práticas de aquilombamento promovem uma educação afrocentrada e antirracista. O estudo é baseado em uma vivência dentro de um quilombo estudantil, denominado Movimento Negro Estudantil é sediado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Ribeiro Muniz, localizada na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Este coletivo formado por estudantes, professores e membros da comunidade escolar, realiza encontros quinzenais que abordam o preconceito racial e fortalecem a identidade negra. Com metodologia qualitativa e pesquisa-ação, se utiliza da observação participante, registros de campo, questionários e análise documental para investigar o afeto como uma estratégia contra o racismo e uma influência positiva no ambiente educacional. A pesquisa reflete sobre o aquilombar como resistência coletiva, buscando ressignificar o presente através do passado.
Resumo (inglês)
This dissertation investigates the relationships between affection, ancestry, and resistance, exploring how practices of quilombamento promote an Afro-centered and anti-racist education. The study is based on an experience within a student quilombo, called the Black Student Movement, located at the Municipal Elementary School Professor Luiz Ribeiro Muniz, in the city of Caraguatatuba, on the northern coast of São Paulo. This collective, formed by students, teachers, and members of the school community, holds biweekly meetings that address racial prejudice and strengthen Black identity. Using qualitative methodology and action research, it employs participant observation, field notes, questionnaires, and document analysis to investigate affection as a strategy against racism and a positive influence in the educational environment. The research reflects on quilombar as collective resistance, seeking to re-signify the present through the past.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Negros - Educação, Afrocentrismo, Antirracismo, Negros - Identidade racial, Quilombos
Idioma
Português
Citação
DUPIN, Ariene Alves. Descontruindo o racismo na educação por uma perspectiva Afro-Afetiva. Orientadora: Tarcila Lima da Costa. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2025.