Logotipo do repositório
 

Publicação:
A presença feminina dos estudos secundários no estado de São Paulo (1930-1947)

dc.contributor.advisorZancul, Maria Cristina Senzi [UNESP]
dc.contributor.advisorChaloba, Rosa Fátima de Souza [UNESP]
dc.contributor.authorAntonio, Mara Rúbia dos Santos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-12-10T14:22:15Z
dc.date.available2015-12-10T14:22:15Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.description.abstractThis research aims to provide clues about the process first-vogue expansion of secondary education for females in the public school system in the State of São Paulo in 1930 and 1947. Therefore, it selects, among some authors, the propositions de Souza (2008), Dallabrida (2009), Dallabrida and Souza (2014) as well as scholars belonging to Cultural History, such as Le Goff (1990) and Chartier (2003) and also the social history of women Duby and Perrot (1991), Perrot (1995), Del Priore (2001) and Hahner (2003; 2011). Thus, it is understood that secondary education throughout the twentieth century had a few faces, among them, it is noted that the increase was negligible. However, it is important to emphasize the political connection between the state executive power, the intervening State in dialogue with the municipal government in mediating the social expectations towards public education. It is also important to note that the study of female secondary enrollment process in public gyms is a missing issue in historiography from the state education, according to the literature conducted in this study. Therefore, this research, based on analysis of official documents, such as the Yearbooks of the State of São Paulo Teaching, the Statistical Yearbook of São Paulo State and Federal Legislation for the selected period is intended to contribute to the area's History education in order to elucidate the access and expansion of secondary education in public gyms as an alternative education for young peopleen
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo constituir indícios sobre o processo de primeira voga de expansão do ensino secundário para o gênero feminino na rede pública de ensino no Estado de São Paulo no período de 1930 a 1947. Para tanto, seleciona-se, entre alguns autores, nas proposições Souza (2008), Dallabrida (2009), Dallabrida e Souza (2014) além de estudiosos pertencentes a Historia Cultural, tais como Le Goff (1990) e Chartier (2003) e também da historia social das mulheres Duby e Perrot (1991), Perrot (1995), Del Priore (2001) e Hahner (2003; 2011). Desse modo, compreende-se que o ensino secundário ao longo do século XX teve algumas faces, dentre elas, nota-se que a expansão foi ínfima. Entretanto, é importante destacar a articulação política entre o poder Executivo estadual, os interventores de Estado em diálogo com o poder público municipal em mediação aos anseios sociais em prol de educação pública. Também é importante destacar que o estudo do processo de escolarização secundária feminina nos ginásios públicos é um tema ausente na historiografia da educação paulista, de acordo com o levantamento bibliográfico realizado nesse estudo. Assim sendo, a presente pesquisa, baseada na análise de documentos oficiais,tais como os Anuários do Ensino do Estado de São Paulo, os Anuários Estatístico do Estado de São Paulo e as Legislações Federais referentes ao período selecionado pretende contribuir para a área da História da Educação, a fim de elucidar o acesso e a expansão do ensino secundário nos ginásios públicos como uma alternativa de escolarização para os jovenspt
dc.format.extent122 f. : tabs.
dc.identifier.aleph000851939
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationANTONIO, Mara Rúbia dos Santos. A presença feminina dos estudos secundários no estado de São Paulo (1930-1947). 2014. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/08-10-2015/000851939.pdf
dc.identifier.lattes6453276942134992
dc.identifier.lattes6847958862033252
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131854
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectMulherespt
dc.subjectEducação femininapt
dc.subjectMulheres - Aspectos sociaispt
dc.subjectFeminismopt
dc.subjectEnsino secundáriopt
dc.subjectSão Paulo Educaçãopt
dc.titleA presença feminina dos estudos secundários no estado de São Paulo (1930-1947)pt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes6847958862033252
unesp.author.lattes6453276942134992
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaHistória da educaçãopt
unesp.researchAreaEstudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e culturapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000851939.pdf
Tamanho:
1017.37 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format