Logotipo do repositório
 

Publicação:
O graffiti como patrimônio cultural material

dc.contributor.advisorSantos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Fábio Rogério Batista [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-04-16T16:59:57Z
dc.date.available2018-04-16T16:59:57Z
dc.date.issued2018-03-22
dc.description.abstractNa atualidade vivencia-se o que Bauman (2001) conceituou de modernidade líquida, identificada como aquela em que as relações humanas e sociais são caracterizadas por não terem configuração de solidez ou como aquela em que não se conserva forma por muito tempo; prima-se pela mudança; vive-se das inconstâncias. A natureza desta liquidez é reconhecida por conta da leveza, da mutabilidade e da mobilidade das relações. A importância da preservação da memória artística para as futuras gerações também tem mudado. Com o grande avanço nas tecnologias de reprodução e exposição às massas, obras de arte se disseminam com a facilidade de circulação das imagens. Essas manifestações estão nos muros da cidade, locais esses que têm suas superfícies alteradas e apagadas diariamente. Diante disso, questiona-se como se dá o tratamento documental do graffiti como manifestação de arte efêmera? Em decorrência, como pressuposto da tese, aponta-se que o tratamento documental do graffiti, convertido em recurso digital, apresentará elementos para sua consolidação como patrimônio cultural material. Delimitou-se como objetivo propor como se dá o tratamento documental do graffiti, convertido em recurso imagético, considerando a ubiquidade, os aspectos da informação líquida e da ecologia da informação e as novas formas de disponibilizar o acesso. O estudo apresenta abordagem qualitativa, de natureza descritivoexploratória tendo como universo de pesquisa projetos de exposições digitais de arte urbana. Como resultado, verificou-se que o uso estratégico das tecnologias de informação e comunicação e a aplicação efetiva dos padrões de representação de obras de artes são fatores determinantes para garantia do armazenamento, recuperação e acesso ubíquo ao patrimônio cultural material. A proposta de representação documental de graffiti apresenta o padrão de estrutura de dados R ore - Resources Association Visual versão 4 0, por sua melhor adequação à descrição da manifestação de arte do tipo graffiti, por possibilitar a correlação entre obra, imagem e coleções Nesse sentido, foi possível elaborar uma proposta de aplicação contendo três novos elementos descritivos: "citação cultural", "citação espaço temporal" e "citação ideológica" como forma de trazer o contexto em que o graffiti foi criado e apresentar elementos que viabilize a efetivação do graffiti como patrimônio cultural material.pt
dc.description.abstractNowadays we live what Bauman (2001) defined as liquid modernity, it is identified as human and social relationships that are caracterized by not having solid aspects in it or that one which doesn´t keep its format for too long; changes are constant and inconsistencies are lived. The nature of this liquidity is know by the lightness, mutability and mobility of relationships. The importance of artistic memories preservation has also changed. With the breakthrough in playback technologies and exposition techniques to majority of people has made works of art disseminate easily just like images. These manifastations are in the city walls, places that have their surfaces changed and erased daily. In view of this, one questions how the documentary treatment of graffiti as a manifestation of ephemeral art takes place? As a consequence of this thesis, it is pointed out that the documentary treatment of graffiti, converted into a digital resource, will present elements for its consolidation as material cultural patrimony. The purpose of this paper was to propose how the graffiti documentary treatment, converted into an imagery resource, considering the ubiquity, the aspects of net information and information ecology, and the new ways of making access available, were proposed. The study presents a qualitative approach, of a descriptive-exploratory nature having as research universe projects of digital exhibitions of urban art. As a result, it has been found that the strategic use of information and communication technologies and the effective application of the standards of representation of works of art are determining factors for guaranteeing storage, retrieval and ubiquitous access to material cultural heritage. The graffiti document representation proposal presents the VRA Core - Resources Association Visual Version 4.0 data structure standard, due to its better adaptation to the description of the graffiti - type art manifestation, as it allows the correlation between work, image and collections. In this sense, it was possible to elaborate an application proposal containing three new descriptive elements: "cultural citation", "citation space" and "ideological citation" as a way to bring the context in which graffiti was created and present elements that make feasible the graffiti as material cultural heritage.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.aleph000900365
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153543
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGraffitipt
dc.subjectProjetos de exposições digitais de arte urbanapt
dc.subjectPadrão de metadados para obras de artept
dc.subjectVRA core - Resources Association Visualen
dc.subjectProjects of digital exhibitions of urban arten
dc.subjectMetadata standard for works of arten
dc.titleO graffiti como patrimônio cultural materialpt
dc.title.alternativeGraffiti as material cultural heritageen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaInformação e tecnologiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lima_frb_dr_mar_sub.pdf
Tamanho:
3.7 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.94 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: