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Pesquisa em educação ambiental: a atividade de campo em teses e dissertações

dc.contributor.advisorCarvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
dc.contributor.authorBitar, Alison Lulu [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:17Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:17Z
dc.date.issued2010-09-02
dc.description.abstractA questão ambiental tem ganhado destaque entre os diversos setores sociais nos últimos anos, ocupando cada vez mais espaço nos diferentes meios de comunicação, uma vez que os atuais níveis de degradação ambiental têm causado efeitos desastrosos para a humanidade. Assim sendo, a educação ambiental surgiu como opção para minimizar estes impactos, passando a ser objeto de interesse de diversas pesquisas. Embora o desenvolvimento de pesquisas que têm como tema a educação ambiental tenha uma história recente tanto nacional como internacionalmente, a produção acadêmica e cientifica no Brasil é grande e significativa, merecendo ser analisada. Nessa direção, considerando que programas e projetos de educação ambiental têm valorizado e desenvolvido atividades de campo e que estas têm sido tomadas como foco de investigação em diversas pesquisas, entende-se também relevante analisar os significados que têm sido atribuídos a esta perspectiva metodológica. Assim, na tentativa de traçar um quadro quanto à produção acadêmica relacionada à educação ambiental e às atividades de campo, o presente estudo tem por objetivo principal identificar, descrever e analisar esta produção retratada sob a forma de dissertações e teses defendidas no período de 1987 a 2007 presentes no banco de dados da CAPES. Para tentar responder às questões de pesquisa propostas, esta dissertação tomou como procedimento metodológico aquele próprio das pesquisas documentais, isto é, foram analisados os resumos das dissertações e teses relativas às atividades de campo, assim como título, palavra-chave, área de conhecimento, linha(s) de pesquisa informada no banco de dados da CAPES. Todas as etapas de análise dos dados foram orientadas pelos referenciais teórico-metodológicos relacionados à análise de conteúdo (BARDIN, 1977; BAUER, 2002). Os resultados obtidos na primeira etapa...pt
dc.description.abstractLately, the environmental issue has been gaining some notability among different social sectors and being reported in different means of communication. This notability is related to the actual level of environmental degradation and its impact on the human society. Thus, the environmental education has arisen as a possibility to minimize these impacts, and it became subject of interest to many researches. Although the development of researches which the main theme is the environmental education is something very recent not only nationally but also internationally, its academic and scientific works are plentiful and meaningful, deserving then to be analyzed. Taking that into consideration and considering that environmental education programs and projects has been valuing and developing field works and that those has been undertaken as the main focus of the investigations in many researches, it is then relevant to analyze the meanings that has been attributed to this methodological perspective, the field work. Thereby, with the attempt of outlining the academic work related to environmental education and the field works, this present study has as its main objective to identify, describe and analyze the academic works about environmental education throughout masters and doctoral thesis that has been presented between 1987 and 2007, and that are available at CAPES, a Brazilian data bank for thesis. In order to fulfill its main objective, this present research has used the appropriate methodological procedure for a documental research, which consisted of the analysis of the abstracts from the thesis which were related to field works. The titles, key words, field of knowledge and research areas were also analyzed. All the steps of the data analysis were based on the methodological theories references about content analysis (BARDIN, 1977; BAUER, 2002). The results found in the first... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent171 f. : il., tabs.
dc.identifier.aleph000626542
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.citationBITAR, Alison Lulu. Pesquisa em educação ambiental: a atividade de campo em teses e dissertações. 2010. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
dc.identifier.filebitar_al_me_rcla.pdf
dc.identifier.lattes0804543782141182
dc.identifier.orcid0000-0002-6109-6830
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90050
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectEcoturismopt
dc.subjectAtividade de campopt
dc.subjectEstado da artept
dc.subjectField worksen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEnvironmental education researchen
dc.subjectState of the arten
dc.subjectEcotourismen
dc.titlePesquisa em educação ambiental: a atividade de campo em teses e dissertaçõespt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0804543782141182
unesp.advisor.orcid0000-0002-6109-6830
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaA temática ambiental e o processo educativo: concepções e práticaspt

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