Publicação: O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Massi, Luciana 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC 33004056079P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa parte da necessidade de compreender quais são os conteúdos clássicos da Química, como eles se desenvolveram historicamente e qual a importância da Química para mudança de concepção de mundo dos alunos. O objetivo geral deste trabalho é explicitar os movimentos dialéticos presentes na tabela periódica, discutindo os aspectos ontológicos e epistemológicos do conteúdo e sua importância para a mudança de concepção de mundo dos alunos. Com esse propósito, nos apoiamos nas discussões realizadas pela área de História e Filosofia da Ciência e no referencial teórico e metodológico do Materialismo Histórico Dialético e da Pedagogia Histórico-Crítica. Para atingir nosso objetivo, realizamos uma pesquisa teórico-conceitual acerca dos trabalhos que discutem os aspectos filosóficos da tabela periódica. Com esse intuito, realizamos um movimento de estudo acerca do desenvolvimento histórico e dos pressupostos filosóficos da lei periódica. Para isso, elaboramos duas pesquisas bibliográficas, uma para nos aprofundarmos no contexto histórico da elaboração da tabela periódica e identificar os principais marcos e embates da área, que culminou na escrita da história da elaboração da tabela periódica presentes neste trabalho. A segunda pesquisa bibliográfica é focada nos aspectos filosóficos da tabela periódica com o intuito de conhecer o que a área vem discutindo e obter os artigos da filosofia da tabela periódica para a análise. A partir das análises dos textos obtidos na pesquisa bibliográfica acerca da filosofia da tabela periódica, buscamos explicitar os movimentos dialéticos presentes na lei periódica, em específico aqueles relacionados às três principais leis da dialética: 1. lei da transformação da quantidade em qualidade e vice-versa 2. lei da luta dos contrários; 3. lei da negação da negação. Dentre as principais contribuições deste trabalho para a área de Filosofia da Química, podemos apontar: a discussão de que a lei periódica é uma lei científica, pois reflete as relações necessárias e determinantes dos elementos químicos assim como possibilita a previsão das propriedades específicas dos elementos; a síntese de que a lei periódica reproduz o os movimentos dialéticos das três leis da dialética que são inerentes a qualquer formação material. Neste trabalho, destacamos também as implicações dos aspectos filosóficos para o ensino de química, apontando que a lei periódica é um conteúdo clássico para a PHC e, portanto, favorece a formação de uma concepção de mundo materialista histórica e dialética nos alunos. Buscamos explicitar a dinamicidade e o movimento presente no conteúdo da lei periódica, demonstrando que o conhecimento é fruto das necessidades e objetivações humanas e tentando propiciar uma compreensão da prática social e dos aspectos filosóficos-científicos do conteúdo. Além das implicações explicitadas, destacamos como limitação deste estudo seu aspecto internalista, uma vez que esta pesquisa visou o estudo da temática em relação ao materialismo histórico e dialético e a pedagogia histórico-crítica, em que não conseguimos ampliar o diálogo desta temática quanto à literatura da pesquisa em educação química de forma ampla, concentrando-nos nas discussões e perspectivas internas aos nossos referenciais.
Resumo (inglês)
This research stems from the need to understand the classical contents of Chemistry, how they have developed historically, and the importance of Chemistry in changing students' worldview. The overall objective of this work is to elucidate the dialectical movements present in the periodic table, discussing the ontological and epistemological aspects of the content and its significance for students' worldview transformation. With this purpose in mind, we draw upon discussions from the field of History and Philosophy of Science and the theoretical and methodological framework of Dialectical Historical Materialism and Historical-Critical Pedagogy. To achieve our goal, we conducted a theoretical-conceptual study of works discussing the philosophical aspects of the periodic table. With this intention, we engaged in a study of the historical development and philosophical assumptions of the periodic law. To do so, we conducted two literature searches: one to delve into the historical context of the formulation of the periodic table, identifying key milestones and debates within the field, culminating in the narrative of the periodic table's formulation history presented in this work. The second literature search focused on the philosophical aspects of the periodic table, aiming to understand the ongoing discussions within the field and gather articles related to the philosophy of the periodic table for analysis. Through the analysis of texts obtained from the literature search on the philosophy of the periodic table, we sought to elucidate the dialectical movements present in the periodic law, specifically those related to the three fundamental laws of dialectics: The law of transformation of quantity into quality; The law of the struggle of opposites; The law of the negation of the negation. Among the main contributions of this work to the field of Philosophy of Chemistry, we can point out: the discussion that the periodic law is a scientific law, as it reflects the necessary and determinant relationships of chemical elements and enables the prediction of specific properties of elements; the synthesis that the periodic law reproduces the dialectical movements of the three laws of dialectics inherent to any material formation. In this work, we also highlight the implications of philosophical aspects for chemistry education, indicating that the periodic law is a classical content for Historical-Critical Pedagogy and thus supports the formation of a historical and dialectical materialist worldview in students. We aim to highlight the dynamism and movement inherent in the content of the periodic law, demonstrating that knowledge is a result of human needs and objectifications, and striving to facilitate an understanding of the social practice and philosophical-scientific aspects of the content. In addition to the implications mentioned, we acknowledge the internalist limitation of this study. As this research focused on studying the theme in relation to historical materialism, dialectics, and historical-critical pedagogy, we were unable to expand the dialogue on this theme to the broader literature of chemical education research, concentrating on internal discussions and perspectives within our frameworks.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de química, História e filosofia da ciência, Pedagogia histórico-crítica, Lei periódica, Tabela periódica
Idioma
Português
Como citar
GOMES, L. B. M. O ensino de Química e a tabela periódica: contribuições para uma Filosofia da Química Materialista, Histórica e Dialética. 2023. 89 p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.