Logo do repositório
 

Formação e perfil dos alunos da Escola preparatória de Cadetes do Exército (1990-2000)

dc.contributor.advisorMathias, Suzeley Kalil [UNESP]
dc.contributor.authorFázio, Ednéia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:34Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:34Z
dc.date.issued2003-04-30
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar o perfil do aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) para determinar qual profissional de armas o Brasil está formando. Para isso, tomamos como objeto de análise a EsPCEx, sediada em Campinas, Estado de São Paulo, única forma de acesso do jovem cidadão à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, Rio de Janeiro, onde são formados os aspirantes do Exército. Enfocamos o perfil do aluno, no período compreendido entre os anos de 1990-2000 (este período foi determinado pelos dados que a EsPCEx tem de seus alunos), no qual, com a introdução de novos métodos de ensino-aprendizagem na escola, foram promovidas algumas mudanças dentro da instituição. Assim, analisaremos o Regulamento de Admissão, o Regimento Interno, os programas de aula e os dados referentes à origem do aluno. A importância deste estudo reside em traçar o perfil do militar que as Forças Armadas preparam em um regime democrático.pt
dc.description.abstractThe objective of this research is to analize the profile of the student from the Preparatory School of Army Cadets (EsPCEx) to determine which weapons professional Brazil is graduating. To do this, we used as object of analysis the EsPCEx with headquarters in Campinas, São Paulo State, the only way of access that the young citizen has to the Military Academy of Agulhas Negras (Black Needles) (AMAN), located in Resende, Rio de Janeiro State, where are graduated the Army aspirants. We focus the student profile, in the period between the years of 1990-2000 (this period was determined through the datas that the EsPCEx has from their students), in which, with the introdution of new methods of teaching-learning in the school, were promoted some changes inside the institution. This way, we will analyse the Admission Regulation, Internal Regiment, the class programs and the datas referring to the students origin. The importance of this study dwell on tracing the profile of the military (soldier) that the Army prepare in a democratic political system.en
dc.format.extent119 f.
dc.identifier.aleph000196282
dc.identifier.capes33004072013P0
dc.identifier.citationFÁZIO, Ednéia. Formação e perfil dos alunos da Escola preparatória de Cadetes do Exército (1990-2000). 2003. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2003.
dc.identifier.filefazio_e_me_fran.pdf
dc.identifier.lattes4199391566417502
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93294
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação militar - História - Brasilpt
dc.subjectExércitospt
dc.titleFormação e perfil dos alunos da Escola preparatória de Cadetes do Exército (1990-2000)pt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4199391566417502
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.graduateProgramHistória - FCHSpt
unesp.knowledgeAreaHistória e culturapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fazio_e_me_fran.pdf
Tamanho:
284.07 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format