Logotipo do repositório
 

Publicação:
Building empowerment through drama: Sean O'Casey's female representations in Three Dublin Plays

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Harris, Peter James

Coorientador

Pós-graduação

Letras - IBILCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A imagem da mulher irlandesa e sua associação com aspectos relativos a poder e questões de gênero durante o período de independência da Irlanda é uma relação que requer um exame mais aprofundado, principalmente no que diz respeito às mulheres pobres. Nas três primeiras produções de Sean O’Casey no Abbey Theatre, The Shadow of a Gunman (1923), Juno and the Paycock (1924) e The Plough and the Stars (1926), o autor surpreende a plateia ao levar para o palco representações de mulheres em diferentes contextos das tenement-houses em Dublin, subvertendo a predominante noção de fragilidade do feminino no drama irlandês, conferindo visibilidade e uma representação apropriada dessas mulheres marginalizadas, mas empoderadas. Essas personagens são representadas como mulheres fortes à medida que passam por um processo de empoderamento que lhes permite enfrentar e sobreviver a forças estruturais dominantes e desafiar presuposições conservadoras e opressivas sobre gênero no que diz respeito a poder. De uma perspectiva mais ampla, a tese mostra que as imagens femininas de O’Casey também contribuem para uma reavaliação de papéis sociais, uma vez que as peças de Three Dublin Plays podem ser consideradas como um ensaio das questões que envolvem o empoderamento das mulheres irlandesas.

Resumo (inglês)

Irish female imagery and its connection with aspects related to power and gender expectations during the period of Ireland’s independence is an interrelation which requires further examination, particularly regarding those women who lacked any special social status and attention. In Sean O’Casey’s first three productions for the Abbey Theatre, The Shadow of a Gunman (1923), Juno and the Paycock (1924) and The Plough and the Stars (1926), the dramatist surprises the audience by staging representations of Dublin tenement women from different backgrounds, which subvert the prevailing image of powerless females in Irish drama, conferring visibility and an appropriate representation to those marginalised, but strong individuals. These characters are represented as empowered subjects as they undergo a process of strengthening which enables them to surpass domineering structural forces and challenge conservative and oppressive gender expectations about power. From a broader perspective, the thesis shows that O’Casey’s female images also contribute to a reassessment of social roles, since the Three Dublin Plays may be regarded as a rehearsal of issues surrounding the empowerment of Irish women.

Descrição

Palavras-chave

Sean O’Casey, Three Dublin Plays, Representação feminina, Empoderamento, Female representation, Empowerment

Idioma

Inglês

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação